Como a Vida Evoluiu no Planeta

O planeta Terra conta com diferentes tipos de seres vivos, há aqueles que se desenvolveram adaptados a cenários gelados, outros que suportam as altas temperaturas da lava vulcânica entre outros. Quando pensamos a respeito do amplo leque de seres vivos que existem em nosso planeta nos damos conta de que a Terra é realmente um ambiente propício para esse desenvolvimento, no entanto, nem sempre foi assim. A seguir vamos explicar como a vida evoluiu em nosso planeta.

Processo de Milhões de Anos

A Terra é milhões de anos mais velha do que o primeiro ser vivo que surgiu em sua superfície. Para que o planeta se tornasse adequado para o surgimento de vida foi necessário um processo de milhões de anos. Os cientistas estimam que a Terra tenha cerca de 5 bilhões de anos e durante todo esse tempo passou por uma série de transformações no que diz respeito a temperatura e consistência.

Em algumas fases a Terra apresentou temperaturas muito elevadas e outros passou por uma fase de glaciação. Podemos dividir esses processos de transformação em 9 importantes eventos que contribuíram para o surgimento da vida na Terra. Abaixo estão listados todos esses eventos em detalhes.

Evento 1 – A Formação da Terra

A formação da Terra aconteceu a cerca de 5 bilhões de anos, quando ela se formou não parecia em nada com o planeta que conhecemos hoje. Com elevadas temperaturas era equivalente a uma imensa bola de fogo. Obviamente nesse momento não havia nenhum tipo de vida em sua superfície.

Evento 2 – Resfriamento Gradativo

Depois de alguns milhões de anos de sua formação a Terra foi sendo resfriada gradativamente. Esse processo resultou na formação de uma estreita camada rochosa que se estendeu pelo planeta como um todo.

Evento 3 – Formação da Atmosfera

O resfriamento da Terra fez com que uma quantidade significativa de gases e vapor d’água acabasse sendo expelida do interior do planeta dando origem ao que conhecemos hoje como atmosfera. A presença do vapor d’água deu origem as primeiras precipitações, um período extenso de chuvas que acabou dando origem aos oceanos, porém, num estado primitivo em que não tenham mais do que 20 cm de profundidade.

Evento 4 – O Surgimento da Vida

A vida na Terra surgiu devido à formação dos oceanos, os primeiros seres vivos do planeta pertenciam ao grupo de seres aquáticos com destaque para algas, bactérias e micro-organismos. O advento da vida em nosso planeta data de mais ou menos 3 bilhões e 500 milhões de anos.

Evento 5 – Evolução de Outros Seres

Os primeiros seres vivos funcionaram como o start da vida que passou a evoluir a partir dos micro-organismos para seres mais complexos como caracóis, medusas, trilobitas e estrela-do-mar. Em paralelo também surgiram algumas plantas como algas verdes, seres que habitavam ambientes marinhos de forma geral.

Evento 6 – Adaptação Fora do Ambiente Marinho

Outro passo importante da evolução da vida no planeta foi o momento em que diferentes seres adquiriram a capacidade de sobreviver foram do ambiente marinho. Esses seres migraram para áreas de continente e a partir deles foram desenvolvidas as primeiras plantas terrestres.

Evento 7 – Surgimento dos Animais Terrestres

Os animais terrestres foram resultantes do processo de evolução de alguns peixes que adquiram a capacidade de sair do ambiente marinho para a terra. Assim nasceram os anfíbios e os répteis logo depois. No período chamado de Jurássico, a Terra, era dominada por grandiosos répteis que chamamos de Dinossauros que foram extintos a mais de 70 milhões de anos. Destacamos também o período Permiano em que surgiram plantas com flores além dos primeiros mamíferos.

Evento 8 – Desenvolvimento de Montanhas e Proliferação de Aves e Mamíferos

Foi há cerca de 65 milhões de anos teve início a formação das grandes cadeias montanhosas do planeta como Alpes e Himalaia. Nesse mesmo período as aves e os mamíferos se espalharam pelo planeta como um todo. A atmosfera já havia passado por uma série de transformações que lhe deu as características que possui atualmente.

Evento 9 – Ser Humano

Há cerca de 4 milhões de anos surgiram os ancestrais do ser humano e o planeta passou por fases de temperaturas glaciais. Contudo, há cerca de 11 mil anos as geleiras se tornaram fixas nas zonas polares oferecendo condições mais amigáveis para a vida.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *