Cobras Peçonhentas do Brasil

A maioria das cobras peçonhentas encontradas no Brasil é da família “Viperidae” que se subdivide em três diferentes gêneros, onde encontramos as cascavéis, as jararacas e as surucucus e da família “Elapidae”a qual pertencem as cobras corais. Neste artigo vamos tratar destas 4 espécies de cobras venenosas, que são as mais comuns no Brasil.

Cobras Cascavéis

As cascavéis são reconhecidas especialmente pelo seu guizo que tem um som típico de chocalho. Existem diversas subespécies e são todas muito parecidas e venenosas. Chegam a medir 2 metros e são encontradas em toda América do Sul especialmente no Brasil nas regiões secas e nos campos abertos e arenosos das regiões sudeste, sul e no centro do país, sendo que sua maior incidência é em São Paulo.

A cascavel só ataca quando se sente ameaçada, então se enrola toda e mantém parte do corpo erguida formando um “S”, vibrando a cauda vigorosamente e fazendo um som característico que pode ser escutado longe. Quando se coloca em posição de ataque é agressiva e dá um bote violento na vitima injetando seu veneno. Alimenta-se de ratos e outros pequenos mamíferos e é presa de outras cobras como a coral e a muçurana.

Guizo

Cobras Jararacas

Com a denominação jararaca pode-se referir a uma cobra específica ou ao gênero Bothrops que engloba 20 espécies diferentes, inclusive a popular cobra cruzeira e a cobra papagaio, que vive é verde e vive nas arvores se alimentando de pássaros. No entanto, a jararaca propriamente é uma cobra venenosa encontrada próxima de cerrados e especialmente nos campos cultivados, onde buscam seu alimento, que são os roedores. As jararacas são agressivas especialmente quando estão com filhotes e quando se sentem ameaçadas. São encontradas em quase todo o território brasileiro, do Rio Grande do Sul ao leste do Mato Grosso e chegam a produzir até 18 filhotes de cada vez.

Agressiva

Cobras Surucucus

A surucucu é a maior cobra venenosa encontrada no Brasil, podendo chegar a 4,0 metros de comprimento e algumas subespécies podem ser ainda maiores. Seu habitat natural são as florestas tropicais úmidas, portanto é encontrada na região norte do país, especialmente na floresta Amazônia. A surucucu se alimenta principalmente de roedores e tem hábitos noturnos. É um animal ameaçado de extinção.

Cobras Corais

As cobras corais são pequenas se comparadas com as outras espécies, medem de 15 até 60 centímetros. Existem as corais verdadeiras, que são muito venenosas e as corais falsas, que não possuem tanto veneno. São encontradas em todo o território brasileiro e devido as suas cores vermelho, preto e amarelo essa espécie é facilmente visível e normalmente se encontra embaixo de folhas, pedras, galhos, dentro de buracos ou troncos podres e velhos. Tem hábitos noturnos e ataca para se defender, no entanto seu veneno se espalha pelo corpo da vítima rapidamente e pode matar um adulto, se não socorrido.

Cobra Coral


Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Estou estudando sobre cobras adorei as fotos e os comentarios.
    Enviem coisas de cobras para o meu e-mail!Obrigado!

    raquel 10 de agosto de 2010 18:09
  • eu tenho que fazer um trabalho sobre cobras peçonhentas do territorio brasileiro e as imagens e os textos me ajudaram muito,muito obrigado!!

    jeferson 31 de agosto de 2010 7:22
  • gostei muito da matéria, pois atuei com tecnico em segurança do trabalho, e embora não atuo mais mas gosto de estar por dentro, de todo o assunto que envolve a minha profissão.

    lazaro a.crespo 31 de dezembro de 2010 13:28
  • encontrei um tipo de cobra enorme na minha chacara com uns 2m de comprimento e nao sei de que especie

    adao nunes 18 de abril de 2011 9:43
  • quero saber a espcie para avisar o sindico do condomino

    adao nunes 18 de abril de 2011 9:45
  • eu gosto muito de cobras sempre fui fascinado

    roberto 18 de abril de 2011 19:05
  • eu gosto muito de cobras sempre fui fascinado

    flavio 18 de abril de 2011 19:06
  • estamos fazendo um trabalho sobre cobras

    nayara 11 de maio de 2011 15:12
  • Eu quero uma coral!

    Felipe 11 de junho de 2011 13:39
  • sou uma criamça e sou facinada pelas cobras
    eu fui al jologico e nao parei de olhar aquelas cobras muito bonita amarela verde etc..

    jhenifer 2 de agosto de 2011 19:14
  • sou uma criamça e gosto muito de cobras
    eu fui ao jologico e vi aquelas cobras mais fassinamtes do mundo numca vi algo assi…

    monique 2 de agosto de 2011 19:25
  • eu tenho uma cobra de estimaçao e ela e uma cascavel e ela brinca com o meu cachorro e ela nao ataca ninguem .E o nome dela e Carloti

    ariely 6 de setembro de 2011 13:43
  • eu fui picado por uma jararaca.e quase morro,com cobraa não se brinca!

    damião wilson 12 de novembro de 2011 11:44
  • si alguem tem amor avida.não queira criar uma cobra venenoza em sua casa,vcê nem faz ideia como e doloroso o veneno dela no seu corpo,eu já senti na pele.eu fui picado por uma jararaca

    damião wilson 12 de novembro de 2011 12:08
  • Adooooooooooooorei!!! Na minha rua tinha 2 jararacas

    Eliza 8 de dezembro de 2011 17:01
  • Amigo, vc não citou o nordeste, região árida com incidência enorme de cascavéis?

    joaquim mesquita 19 de janeiro de 2012 11:43
  • nao gosto de cobra ,embora ja levo uma embaixo da minha roupa
    pro resto da minha vida,mais essas sao tremenda e assustadoras

    marcelo santos 29 de janeiro de 2012 19:20
  • Me desculpe, mas pesquise melhor, aquela que você diz que é uma cobra coral, é uma cobra do leite, é muito parecida, mas a diferença são as manchas, Corais verdadeiras tem vermelho com amarelo do lado, não preto, Muito Obrigado !

    Leonardo Victor 20 de fevereiro de 2012 15:33
  • eu nao gosto de cobra mais um dia eu tive coragem de por ela no pescosso e fiquei morrendo de medo e o mosso falou q ela era mamcinha… Mais so q eu gosteitei de por ela no pescosso foi muito radikal e muito maneiro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk bjs…

    isabelly mariano tavares 21 de abril de 2012 20:58
  • eu nao gosto de cobra mais um dia eu tive coragem de por ela no pescosso e fiquei morrendo de medo e o mosso falou q ela era mamcinha… Mais so q eu gosteitei de por ela no pescosso foi muito radikal e muito maneiro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk obrigadoo….
    xauuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    isabelly mariano tavares 21 de abril de 2012 21:00
  • cobras doidas

    roberta 2 de maio de 2012 17:21
  • adoro bichos peçonhentos

    anatalia 25 de agosto de 2012 15:23
  • NOSSA AMEI ESSA INFORMAÇAOS DA COBRASS BOM FOI OTIMO OBRIGADA

    AMEI ESSE SITE

    MARIA FERNANDA 9 de setembro de 2012 18:56
  • eu adoro cobras
    !!!!!!!!!!!!

    anah 26 de setembro de 2012 14:00
  • porque que nao e eu abrassadinha com todas elas
    pena que nao estou la

    alicia 26 de setembro de 2012 14:06
  • muito importante todos quanto puderem serem informados sobre todos tipos de serpentes venenosas, principalmente moradores do interior.

    rosimeri rodrigues de oliveira 17 de outubro de 2012 10:27
  • Na imagem que ilustra a serpente coral há um equívoco, a imagem mostrada é da serpente Pseudo boa, ou coral falsa, que não é da mesma família da coral verdadeira. Na serpente coral verdadeira, as cores vermelho não se encontram com a cor preta.

    Edmar Augusto 8 de março de 2013 15:05
  • bom dia gostaria de saber sobre uma cobra meio diferente que apareceu aqui no meu serviço já vi muitas especies mas essa não consegui indentificar, ela tem uma coloração onde ela e vermelha nas costas e branca na barriga,logo que eu avi pensei que fosse uma giboia,mas não é ela estava perto de outra cobra da especie,jararaca, se alguem conhecer essa cobra vermelha porcima e branca por baixo me mande uma resposta

    wembel souza paula 15 de março de 2013 5:32
  • EU ADORU VER AS FOTOS DESAS COISAS

    ADRIELLY 25 de março de 2013 17:52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *