Caspas No Pêlo Do Animal

Todo mundo que tem um animal de estimação em casa, sabe que deve prezar pela sua saúde e higiene. Então fique muito atento se seu  cachorro está se coçando ou possui um cheiro um pouco (talvez bastante) desagradável, ele suja a casa toda de pelos, seu corpo está cheio de caspa, seu pelo está caindo, têm áreas do seu corpo vermelhas. Fique atento estes sintomas podem ser os de sarna, mas você já passou o remédio e mas ele continua com todos os sintomas, não tem nenhuma idéia? Será que pode ser caspa?

Caspa Nos Animais

Por incrível que pareça, o ser humano não é o único animal a ter caspa no mundo, a caspa é uma situação muito comum nos cachorros, é uma descamação do couro cabeludo, onde surgem escamas brancas, as células da pele seca e mortas vão se acumulando, no cachorro é uma substituição das células velhas por novas, os flocos brancos estão visíveis ao redor do pescoço, costas e nádegas do cão.

A caspa no cachorro é muito semelhante a caspa no homem, precisamos entender o que causa a caspa no seu bichinho de estimação para poder fazer o tratamento correto e essa caspa não retorne no seu animal. Como já dito anteriormente uma das causas da caspa são as células mortas da pele, outra causa pode ser a falta de higiene, a falta de gordura na pele, a insuficiência de nutrientes naturais do corpo de seu bichinho, falta de exercício, e várias outras causas.

O Que Fazer Quando o Animal Está Com Caspa?

O que devemos fazer para tratar a caspa? Tomar banhos regularmente não é um medida curativa e sim preventiva, afinal ao mantê-lo limpo, o seu animal não acumulará caspa no corpo. Para animais com um pouco de caspa, um pouco mesmo, dar banho 2 vezes ao mês já ajuda a resolver esse problema. Porém se o caso de seu cachorro é mais grave, você deve intensificar os banhos, algo em torno de 1 vez por semana é o ideal.

O Uso Do Xampu

Use um xampu suave, preparado para animais, nunca use produtos ou medicamentos para caspa que são destinados ao homem, eles podem prejudicar seu animal. O xampu anti-caspa para uso veterinário precisa ter enxofre ou acido salicílico, quando banhar seu animal deixe o xampu no seu corpo por uns cinco minutos para seus componentes possam agir, não use xampu que contenha inseticida, os xampus para pulgas, eles deixam a pele mais seca, você pode usar sabonete (sabão) de aveia aqueles que usamos para hidratar a pele seca, usando o sabonete de aveia você vai hidratar a pele seca do seu animal.

Mudando Sua Alimentação

Mude a alimentação do seu cão, devemos fornecer uma alimentação saudável com nutrientes, vitaminas e minerais para manter seu bichinho fora de perigo das doenças, mas procure seu veterinário antes de oferecer qualquer tipo de suplemento, mesmo com esses cuidados seu cão ainda tem caspa, tem coceira procure o veterinário, pois ele pode ter alguma doença mais séria como alergia, infecção e precisa ser tratado.

A Seborréia Nos Cães

A caspa é mais percebida nos cães escuros, mas cachorros com pelo claro também é acometido da mesma enfermidade, ele fica com um aspecto de floco de neve pelo corpo, pode ter queda de pelo por causa das coceiras, essa é a seborréia, é uma enfermidade cutânea de cães. Existem dois tipos de seborréia a primaria e a secundaria.

A primaria pode ser de causa medicamentosa (idiopática) de fundo endócrino, deficiência de gordura, de proteína, de vitamina A, de zinco, a má absorção das vitaminas, dos nutrientes, os defeitos nos metabolismo de seu animal.

A secundaria pode ser causada por parasitas (carrapatos, ácaros, pulgas), por dermatites com infecção, por fungos, por hipersensibilidade a medicamentos, produtos de limpeza, produtos do animal e outras causas.

A seborréia canina também pode ser oleosa, seca, ou mista. Podemos identificar a seborréia seca pelas caspas encontrada no corpo do seu cão, a caspa é conseqüência do ressecamento da pele do seu bichinho, na oleosa sua alteração é um forte odor e o cão tem uma oleosidade excessiva no pelo do seu cão, e a mista são as duas alterações juntas.

O diagnostico é feito pelo veterinário, com um exame clinico, atenção: pois a seborréia primaria não tem cura, mas podemos controlar a doença com medicamentos, mudança na alimentação, e também nos hábitos do seu animal. Mude os hábitos higiênicos de seu animal, diminua a temperatura da água do banho do seu bichinho, lave com sabão de coco, escove seu pelo (escove no sentido contrario) com uma escova macia. Banhe seu cão com xampu adequado, você também pode usar azeite de oliva em muitos casos resolve o problema.

Se o xampu do seu animal não está aliviando o problema da caspa, você pode usar um xampu natural de aveia, muitas vezes o xampu funciona, lembre-se que não podemos usar xampu para humanos no seu bichinho, pois o xampu vai irritar sua pele.

Tratamento Caseiro para Caspa Canina

Uma forma caseira para prevenir a caspa é colocar uma colher de azeite na ração do seu animal, você também pode usar o azeite com hidratante, coloque o azeite na sua pele, ele vai agir como um condicionador e vai tratar a pele. Se esses tratamentos não resolverem, procure seu veterinário, pois existem medicamentos, e ele vai determinar o tratamento a seguir.

Lembre-se que qualquer tratamento do seu animal de estimação é demorado, claro que os sintomas maiores desaparecem rapidamente, mas a causa principal não, então é necessário que se mantenha o tratamento pelo tempo em que o veterinário pediu. Ao interromper o tratamento, você estará também interrompendo a chance de seu animal se curar definitivamente (caso a doença e o tipo de caspa tenha cura).

Portanto, fique sempre atento a todos os sinais do seu bichinho de estimação, procure manter sua saúde e higiene em dia, dê banhos regularmente e mantenha uma alimentação saudável, não se esqueça de passear e fazer atividades físicas regulares com ele. Tudo isso além de deixar seu animal mais feliz, o deixa com uma saúde de ferro.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *