Cachorrinho do Mato

Conheça o cachorrinho do mato e saiba mais sobre este inseto que não é tão assustador assim

Seu apelido já é estranho: cachorrinho do mato. E seu nome real é mais estranho ainda: Atelocynus microtis, como é conhecido entre os estudiosos da fauna. Mas de cachorro o cachorrinho do mato não tem nada, pois na verdade ele é um inseto dos mais raros possíveis e que vive bem no meio da floresta amazônica, que de tão raro, já atraiu pesquisadores do mundo todo para seus estudos.

Cachorrinho do Mato

Cachorrinho do Mato

As poucas informações que encontramos hoje em veículos de comunicação são frutos de trabalhos de pesquisadores do mundo todo, com especial destaque para os colombianos, que foram fazer uma pesquisa in loco, andando por em extensas áreas de florestas primárias.

Quem já viu este animal cara a cara notou que ele não é dos mais amigáveis visualmente. Ele pode ser parecido com um escorpião, ou talvez com uma grande barata branca com antenas que tenha uma cabeça de escorpião. Este animal tem cor de areia e por isso não é fácil de ser visto na floresta, podendo ser pisado e comido por outros animais. É por isso que sua cor é perfeita para uma camuflagem no piso, sendo um meio de defesa deste animal. Insetos pequenos costumam ter cores verdes ou de terra, é um sistema de defesa do inseto para se proteger dos predadores.

Este animal não é pequeno e é um pouco assustador, podendo ter um peso médio de 200 granas. Este inseto assusta mesmo quando visto cara a cara, pois possui nada menos que uma cauda pequena e curta, com presas na parte frontal, o qual lembra bastante um escorpião. À noite este inseto passa imperceptivelmente no piso e por isso é conhecido com um dos bichos mais sorrateiros a ser encontrado na floresta.

Onde encontrar o cachorrinho do mato no Brasil

Você encontrar um cachorrinho do mato em florestas tropicais como a Amazônia. Muita gente já encontrou em zona urbana, mas próximo a florestas, para onde eles podem migrar apenas por simplesmente sair andando a esmo da floresta, e podem, por consequência, se perder do habitat natural. Alguns deste espécime possuem asas e podem voar, e por isso podem ser vistos em copas de árvores.

O que come um cachorrinho do mato

Este inseto se alimenta de outros insetos menores. Entretanto, ele pode se alimentar de folhas também, pois ele também é conhecido como uma formiga tropical. Não tem veneno que mate um animal, mas uma picada sua pode causar inchaço em um humano. Entretanto, não é um animal que derrube um homem ou que simplesmente cause a morte de um animal maior, apenas adormece ou causa um inchaço no corpo.


Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Acho que vc se confundiu… o texto fala do “Cachorrinho do mato”, que é um inseto. As fotos mostram o “cachorro do mato”, que é um mamífero… rs

    JUDDIE 27 de junho de 2012 9:33
  • Bom dia meu camarada! Como vc disse seus comentários foram com base nos documentarios das outras pessoas, sinto informar que há vários equívocos.
    Sou do RJ e cresci vendo e brincanco com esses insetos. Na floresta eles até podem pesar 200 g. Por conta do local que cresceram, mas aqui no Rio ele não passa de 10g e acho q é muito, ele tem e toda parte e aqui costuma ficar na areia.

    Flavio 17 de outubro de 2015 14:53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *