Animais Silvestres

Denominamos de animais silvestres todos aqueles que nascem e ou vivem em ecossistemas naturais como é o caso de rios, oceanos e florestas. Podemos ainda fazer uma distinção entre estes animais que podem ser considerados como animais silvestres nativos ou animais silvestres exóticos. Para nós, os nativos são os animais originários do Brasil e exóticos são os animais com origem de outros países. Hoje muito se trabalha pela preservação dos animais silvestres, pois é grande o tráfico feito no país, muitas são as pessoas que não se contentam em ter seus animais domésticos e está sempre em busca de novas raças e espécies a grande maioria com fins comerciais. Entre os animais silvestres nativos temos: onça-pintada, lobo-guará, mico-leão-dourado, curió, boto, piranha, capivara, papagaio. Já dos exóticos podemos citar: tigre, elefante, pavão, leão, canguru além de outros mais que não se encontram na fauna do Brasil.

Nativos

Silvestres ou Domésticos, qual a Diferença?

Esta é uma pergunta comum e para esclarecer vamos dizer que os animais domésticos são aqueles que retirados de seu habitat natural, mudaram seus hábitos de vida, seu comportamento fica modificado quando em convivência com os homens. Como exemplo mais comum temos os cavalos, o homem começou a criá-los porque precisava deles para o trabalho e atualmente o cavalo é um animal doméstico, pois depende do homem para se alimentar e se abrigar, mesmo que em sua origem primeira o cavalo seja considerado como animal selvagem. Na verdade todos nós gostamos de ter um bichinho, mas este pode ser um cachorrinho de estimação ou então um gato , mas vamos cuidar para que os animais em extinção permaneçam em seu habitat natural embora possamos considerar como doméstico todo o animal de nossa fauna que tenha nascido em ambiente domestico, seja criado pelos homens e tenha autorização do IBAMA.

Domestico

Criadores Legalizados

Pela legislação brasileira é crime manter em cativeiro animais silvestres que são arrancados de seu habitat natural. Somente criadores legalizados e que tem a permissão do IBAMA podem manter estes animais e assim mesmo são rigorosamente controlados por este órgão. Existem vários tipos de criadores que são cadastrados no IBAMA e estão aptos a cuidarem dos animais silvestres são criadores amadores, comerciais, entidades com finalidades científicas, zoológico, além dos conservacionistas. Não esqueça que maus tratos a animais silvestres são considerados crime ambiental, portanto passíveis de punição. O ecossistema natural sempre é prejudicado com a captura de animais silvestres, por isso você não pode ser conivente e deve denunciar sempre que souber de algum caso.

IBAMA

Animais Silvestres Perdidos

Caso encontre algum animal nestas condições fique alerta e ligue imediatamente para o zoológico ou para alguma entidade de proteção aos animais antes que alguém possa capturá-lo. O que você não pode é ignorar descuidos, abusos e maus tratos com estes animais.
Os animais silvestres também são conhecidos popularmente como animais selvagens e vivem livremente pelas matas, florestas e demais áreas da natureza em todo o mundo.

Seus hábitos e rotinas também são bem naturais e não dependem da intervenção humana para sobreviverem, como é o caso dos animais domésticos.

Contudo hoje a grande preocupação com relação aos animais silvestres está em sua caça ilegal, o que causa em grandes números a elevada extinção da espécie. Muitos animais já correm o risco de desparecerem dos habitat naturais por conta da destruição em massa provocada pelo homem.

Vivem Livres

Exemplos claros de animais silvestres brasileiros são os lobos-guarás, as piranhas, a capivara, a onça-pintada, o mico-leão-dourado e demais animais que nascem e se procriam nas florestas, rios e demais lugares brasileiros, sempre enriquecendo a fauna do país, com belezas e qualidade que nunca devem deixar de ser reconhecidas por todos.

Por: Patrícia Contiero

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • por que tem que ter a permiasão do ibma para criar um lobo?

    juan 20 de fevereiro de 2011 2:45

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *