Animais pré-Históricos

A pré-história é uma das fases em que o ser humano mais se desenvolveu. Ela corresponde a certa linha do tempo da humanidade que tem como as conquistas humanas a escrita, que aconteceu cerca de 4000 a.C.. Muitos povos viverão na pré-história. No Egito, por exemplo, a pré-história terminou em 3500 a.C., tudo vai depender do povo que estamos falando. Não há muitos documentos falando sobre esse período, pois foi justamente nesse momento em que a escrita surgiu. Mas alguns eventos foram cientificamente provados.

Animais Pré Históricos

Animais Pré Históricos

É exatamente na pré-história que discutimos a idade do planeta Terra. Cientistas mostram que o mundo existe há aproximadamente 5 bilhoes de anos e a que no inicio de sua existência o planeta não tinha nem sequer um ser vivo. E por isso a pré-história se torna importante, porque é justamente aqui que o ser humano vai começar a existir. Os hominídeos, como são chamados todos os primatas, e isso inclui também os seres humanos, afinal o ser humano é um animal pré-histórico. Alguns pesquisadores têm convicção de que o ser humano passou a existir por volta de um milhão e meio de anos atrás e começou a se diferenciar dos macacos e reinar sobre os outros animais que também se desenvolviam. Várias pesquisas mostram que o hominídeo mais antigo era da Africa, mais ao sul do continente e já tinha sinais que apresentavam um cérebro bem mais capacitado do que os outros de espécies semelhantes.

Dinossauros

Dinossauros

Como o animal pré-histórico mais importante desse período é o ser humano, os pesquisadores e antropólogos se concentram em várias correntes que tentam descobrir de onde o ser humano veio. A mais aceita é de que o ser humano é uma evolução dos macacos. A pré-história é uma era difícil demais de estudar por não haver nada documentado, por isso as correntes nem sempre são aceitas automaticamente. Os cientistas se baseiam mais por fosseis e coisas que levam a crer que o homem veio dos primatas. Várias espécies foram aparecendo até chegarmos ao que somos hoje, o homo sapiens. Apareceu primeiramente o Australopithecus, um primata que foi encontrado na África do Sul e tinha uma postura já quase ereta, uma altura de até 1,50m e mãos que permitiam que ele manuseasse pedras e madeiras, para sobreviver e se defender.

Espinossauro

Espinossauro

Também apareceu o Pithecanthropus erectus, que estava tanto na Africa como na Ásia e na Europa e mais recentemente encontraram-se vestígios desse primata na Alemanha e também na China. Eles eram mais robustos e podiam chegar a medir 1,70 m de altura. Outras espécies apareceram como o homem neandertal, o homem cromagnon e por fim o homo sapiens, o que somos hoje. Mesmo que haja outras espécies de animais que tenham evoluído nessa época, o ser humano de longe é o mais interessante e que gera mais polemica na sociedade cientifica.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *