Animais Mais Inteligentes Do Mundo

Qual o animal mais inteligente que existe no mundo? É improvável determinar com toda a certeza, pois não podemos confrontar as inúmeras espécies de animais, comparando os tipos de inteligência. Mas sabe-se que todos os animais possuem uma habilidade, um talento para aprender o que é necessário para a sua sobrevivência e também para a sua reprodução.

Os Animais e Suas Mentes

Com toda adversidade na hora de fazer uma comparação, podemos relacionar alguns bichos que se destacam quando fazemos uma referência à inteligência do homem. Temos como exemplo os chimpanzés encontrados no Congo, eles são capazes de aprender conceitos, símbolos abstratos, eles se comunicam e também resolvem problemas.

Os golfinhos também são muito inteligentes, os elefantes são liderados pela fêmea mais velha, ela tem a responsabilidade de guiar sua manada nos momentos difíceis, além de reconhecer cada membro.  O cachorro está entre os animais domésticos mais inteligentes, quiçá o mais inteligente.

Em algumas publicações os porcos são os primeiros na lista dos animais mais inteligentes, eles possuem habilidades que superam os cães e também os chimpanzés. São controversos os métodos que foram usados para medir a inteligência dos animais, na avaliação não teve violência, os testes são de observação, treinamento e com brincadeiras. Outro método utilizado para saber o grau de inteligência do animal é conhecer sua capacidade de aprendizagem. 

Os cientistas descobriram que um porco tem a inteligência semelhante a de uma criança de três anos. Que é improvável iludir um porco por muito tempo como fazemos para treinar um cachorro usando petiscos. Os porcos são auto-suficientes e tem por hábito resolver seus problemas sozinhos.

Os porcos são animais limpos, higiênicos, eles gostam de ficarem perto das pessoas e também de outros animais, eles gostam de correr e normalmente eles vivem em chiqueiros sem muito espaço e vivendo sobre seus dejetos (fezes) ou eles são criados aos milhares em galpões. Os porcos são animais dóceis como uma criança e a cada segundo um porco é morto no Brasil por causa da exploração financeira do homem.

O ser humano é considerado o mais inteligente, astucioso, experiente do mundo animal, mas além do homem temos os gorilas, os chimpanzés, os orangotangos e outros primatas que demonstram inteligência satisfatória, bastante elevada. Com isso podemos observar que muitas espécies mostram que possuem inteligência muito desenvolvida e pode ter certeza que ficamos surpresos com a lista dos animais.

Vamos falar dos dez animais mais inteligentes do mundo segundo pesquisas de cientistas, psicólogos e também de neurocientistas, que estudam o comportamento, a consciência, a anatomia e a genética do cérebro. 

O Porco

O porco é possivelmente o animal mais inteligente entre os animais domesticados pelo homem, embora sua inteligência seja comparada com a dos gatos e dos cachorros sua habilidade de resolver os problemas supera a deles, nos estudos ficou comprovado que os porcos entendem como funciona um espelho, ainda nos referindo as pesquisas, observamos que se eles forem treinados para mexer um cursor com seu focinho, eles o fazem. Eles foram mais hábeis que os chimpanzés, nos Estados Unidos têm os porcos mais inteligentes, alguns que pintam e outros que também jogam basquete.

O Macaco Japonês

O macaco japonês vive na floresta do norte do Japão e ficou famoso por conta de suas habilidades  de aprender. Eles aprendem uns com os outros, eles são curiosos, brincalhões, os macacos japoneses têm interesse em experimentar e aprendem muito rápido. As mamães-macaco ensinam os filhotes a manipular os alimentos e no inverno a eles usarem as águas termais para se aquecer.

Os Cachorros

Os cães são considerados o melhor amigo do homem, eles tem um cérebro menor que o do lobo, porém eles entendem em torno de 200 palavras. Os cães guiam cegos, pastoram rebanhos, atendem diversos comandos e podem desempenhar números de malabarismo com perfeição quando treinados, e alguns sabem contar. 

O Cavalo

O cavalo pode fazer truques como contar, classificar objetos, cores, tamanhos, pode saltar obstáculos. Eles têm grande conhecimento e também uma grande capacidade de aprender, um cavalo pode aprender todos os comandos aplicados quando for domado.

As Abelhas

As abelhas vivem em uma sociedade industrial, onde todos trabalham em um interesse em comum da comunidade, cada inseto conhece sua função elas são inteligentes, pois possuem um mecanismo sensorial comparado a um GPS. As abelhas fazem suas trajetórias que exigem cálculos matemáticos muito complicados para o homem, além de economizar energia que usa para coletar o pólen das flores.

O Polvo

O polvo é o animal mais esperto entre os invertebrados, em estudos foram descobertos que um polvo possui uma memória de curto e de longo prazo, seu sistema nervoso é espalhado pelo seu corpo, cada tentáculo possui mente própria e cada ventosa tem sensações. Este animal tem também grande capacidade de aprender, usar seus conhecimentos para resolver seus problemas, e eles também podem ser treinados. 

As Gralhas

As gralhas são capazes de imitar, elas também são capazes de expressar sentimentos, utilizar ferramentas, identificar seus companheiros e também seus esconderijos. As gralhas são consideradas com uma praga pela grande quantidade que existem nos parques, ela é totalmente desprovida de charme, e também tem uma boa memória.

Os Golfinhos

O golfinho é um dos animais mais inteligentes do mundo, eles têm vida sociável, têm sua própria linguagem, embora ainda não tenha sido desvendada, eles usam ferramentas do seu ambiente natural e podem ser treinados. Os estudos mostram que os golfinhos têm personalidades diferentes, eles são muito curiosos, se utilizam de uma linguagem por assobios que é muito mais rápida que a nossa fala e também é de alta freqüência,eles possuem um sonar que lhes possibilitam determinar as reações de outros golfinhos e de outras criaturas( homem, peixes). 

Os Chimpanzés

Os chimpanzés são tão espertos tanto quanto os homens, eles quando são bebês aprendem a reconhecer a voz, respondem com sorrisos e com o olhar, eles tem uma memória surpreendente, com sua excelente inteligência eles podem se comunicar, aprender, usar e criar instrumentos para se defender dos inimigos e para se alimentar. Alguns chimpanzés aprenderam a linguagem dos surdos, e também a usar um teclado de computador para escrever.

Os Papagaios

A capacidade de aprendizagem dos papagaios é acima da média, eles aprendem a fazer muitos truques e também malabarismos, podemos estimular sua inteligência desde jovens, eles podem aprender a pedir coisas, a cantar, a falar frases. Para os estudiosos o papagaio tem a inteligência de uma criança de quatro anos, por isso ele necessita de cuidados e também de atenção para evitar o estresse e também problemas neurológicos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • leitura leve… rs

    Bianca 7 de abril de 2015 23:26

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *