Animais do Cerrado Brasileiro

O Brasil, um país rico em biomas diferentes, fauna e flora rica em vários aspectos. São animais e plantas exuberantes, que exalam a brasilidade com suas cores e formatos diferenciados de todos os outros que vemos ao redor do mundo. Não é diferente quando se trata de cenários naturais. O nosso país apresenta diversos habitats para que esses animais maravilhosos possam habitar.

Um dos cenários mais famosos é o cerrado brasileiro. É a savana brasileira, como é chamada por várias pessoas. A área do cerrado brasileiro é de 2045.064 km², se estendendo pelo Brasil e até mesmo algumas regiões do Paraguai.

Essas savanas brasileiras apresentam muitas variações ao longo da sua aparição em diversos lugares. A vegetação é como a savana da África e é considerado o segundo maior bioma brasileiro. Aparece, principalmente, nos estados do Piauí, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Maranhão, Bahia, Tocantins, Goiás, Minas Gerais e chega em alguns lugares do Distrito Federal.

Animais

Uma característica importante do cerrado brasileiro é que a região tem chuvas regulares, isto ocasiona em uma biodiversidade surpreendente, pois fauna e flora tornam-se muito ricas. Alguns ecossistemas são encontrados nesse tipo de bioma, como o cerrado propriamente dito, o cerradão, campestre, floresta de galeria e cerrado rupestre. Não podemos descartar aqueles biomas de transição, isto é, quando a vegetação vai mudando gradativamente de uma região para a outra.

Mesmo sendo menos que a Mata Atlântica, o cerrado apresenta grande biodiversidade e a sua imagem pode ser facilmente relembrada visualizando gramíneas, arbustos pequenos e árvores bem esparsas. Algumas árvores apresentam o caule retorcido e raízes consideravelmente longas, que permitem que a planta absorva água do solo mesmo a quase 2 metros de profundidade, principalmente na estação mais seca, o inverno.

O clima no cerrado brasileiro é muito quente, porém apresentam épocas de chuva e seca alternadas. Uma das características marcantes é o incêndio esporádico, que ocorrem muito no inverno, quando a região fica muito seca e as plantas facilitam a propagação do fogo. Hoje, infelizmente o que mais acontece com essa vegetação que também representa o Brasil, além da Amazônia, é que as terras são usadas para plantações de soja, arroz, cana e criação de rebanhos.

Habitat

Antes de 1960 o local quase não tinha uso humano, porém após esse período o desmatamento começou e modificou muito o cenário, ocasionando sérios riscos de extinção para alguns animais.

Quando falamos da fauna do cerrado, lembraremos facilmente de espécies que marcam o cenário, como o tamanduá-bandeira, lobo-guará, pato-mergulhão, falcão-de-peito-vermelho, lontra, tatu-bola e tantos outros.

Cerrado

O cerrado conta com uma variedade de 1.500 espécies, entre 161 mamíferos, 837 espécies de aves, 150 de anfíbios, 120 de répteis e mais de 1.000 espécies de borboletas. O que mais chama atenção é a diversidade. A onça-pintada é um exemplo clássico e é considerada o símbolo do cerrado brasileiro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • isso está de +

    Júlia 11 de setembro de 2011 19:57
  • que legal que é essa página sobre o cerrado

    marielly 11 de setembro de 2011 20:09
  • ESTA D+++

    AMEI

    HUUUUUUUUU

    CAROL 3 de maio de 2012 21:40
  • Tem As Fotos Os Nomes Mais Não Tem As Fotos De Todos 🙂

    Gabriel 8 de agosto de 2013 20:42

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *