Animais da Amazônia

Os animais típicos da Amazônia fazem parte da maior fauna do país, com espécies raras, comuns e ao mesmo tempo em que contribuem de fato para a imensidão da floresta amazônica, especialmente nas matas fechadas e espaços de extrema arborização.

Há animais que são extremamente típicos da região amazônica e dificilmente são encontrados em demais lugares do mundo, como o peixe-boi da Amazônia, o boto, e muitos outros tipos que evidenciam as marcas regionais, contribuindo para uma diversidade imensa em relação às demais partes do mundo.

Tipicos

Infelizmente o mais triste é que com a intervenção do homem na floresta e conseqüentemente na fauna os animais tão exóticos e naturais da região amazônica acabam desaparecendo desse ecossistema, ou seja, entram de fato em extinção, como é o caso da onça pintada, dos tucanos, dos bichos-preguiças e muitos outros animais ameaçados.

Preservação é Tudo!

Para que os animais possam além de tudo garantir seu local, seu habitat muitas ONGs e parcerias com instituições de proteções aos animais e a floresta amazônica tendem sempre a registrar o maior número possível de ameaças e também o número de espécies existentes para que as proteções possam ocorrer em locais diversos de toda a Amazônia.

Pelo tamanho territorial de toda a floresta e locais próximo é realmente difícil preservar a quase todas as faunas e floras, mais ainda sim essa é a mais nova meta dos biólogos e especialistas que se dedicam a projetos desse perfil.

Preservar

A preservação nada mais é do que a garantia de vida dos animais amazônicos que sofrem especialmente com o desmatamento das matas, a poluição das águas, já que são seu habitat natural, e muitas espécies não conseguem se adaptar em cativeiros de proteção.

Contudo a partir da extrema devastação da floresta nesses últimos anos muitos animais já estão sendo levados para reservas, parques e cativeiros de proteção, para que as últimas espécies permaneçam procriando e aumentando a sua população.

Os Verdadeiros Amazônicos

Com pesquisas e últimos relatórios emitidos pelo IBAMA há de se comprovar que determinadas espécies realmente são regionalmente amazônicas, habitando a região há mais de 100 anos.

Para essa efetiva comemoração dos moradores da floresta foi feita uma lista com os animais mais amazônicos, e nela estão: o boto, a suçuarana, o tucano, a cotia, a capivara, o bicho-preguiça, os macacos, o jacaré Açu, a anta, a arara, o tamanduá e a temida onça pintada.

Especies

Logicamente muitas outras espécies pertencem ao mundo da Amazônia, mas entre as mais especiais estão as listadas acima, que acima de tudo necessitam de proteção, cuidado com o seu habitat, e muitas modificações para que as mesmas possam continuar fazendo parte da região tão importante do Brasil: a floresta amazônica.

2 comentários

  1. eu amo animais quando eu crescer eu quero ser biologa pq eu amo animais, plantas e eu queria descobrir um pouco mais do que eu conheço
    sobre eles. eu tenho 12 anos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>