Vacinas para Gatos

Os animais precisam de cuidados especiais assim como os homens, quando o assunto é saúde e bem estar. Os filhotes devem ser tratados com toda atenção, como se trata um bebê recém-nascido. As consultas com veterinário são de extrema importância, e claro, ficar de olho nas datas de vacinas.

Falando de gatos, claro, que não precisamos dizer o quanto as vacinas são importantes, e não só quando eles são filhotes, mas também na fase adulta. Eles precisam ser imunizados com as doses necessárias, antes que entrem em contato com outros gatos.

Um gato que não recebe a vacina adequada, no período adequado, pode acabar adquirindo através de outro gato algum tipo de doença viral. Algumas delas podem matar o seu filhote. O que não é muito raro acontecer. Muitos gatinhos morrem jovens porque não receberam a vacina adequada e foram acometidos por uma doença viral.

Vacinas para Gatos

Vacinas para Gatos

Em Quais Condições Um Gato Pode Ser Vacinado

Algumas condições devem ser observadas antes de levar o seu gato para vacinar. Ele não poderá receber a imunização caso esteja com febre ou diarreia. Também é importante que ele seja vermifugado antes.

Esses cuidados devem ser tomados antes da vacina porque eles podem comprometer o resultado. Isto é, pode acontecer uma “falha vacinal”, o gato não será imunizado como tem que ser.

Vacinas para Gatos

Vacinas para Gatos

As Vacinas Para Gatos

Quem vai dizer quando e qual a dose o seu gato deve receber, será o veterinário escolhido por você para cuidar do seu filhote. Então, o primeiro passo é escolher esse profissional.

Fora as vacinas aconselhadas pelo veterinário, o seu gato deverá tomar duas doses que são obrigatórias. São elas: antirrábica e a vacina múltipla (tríplice quádrupla e quíntupla).

Essas vacinas obrigatórias devem ser tomadas observando a seguinte tabela:

  • 45 a 60 dias de vida o gato deve tomar a primeira dose da vacina múltipla.
  • 21 dias após tomar a primeira dose da vacina múltipla, o gato deve tomar a segunda dose da mesma.
  • Depois que completar quatro meses de idade, o gato deve tomar a vacina antirrábica, que se trata de dose única.
Vacinas para Gatos

Vacinas para Gatos

Vacinação de Gatos e Filhotes Que Nunca Foram Vacinados

Se você tem um filhote e o prazo para ele receber as vacinas obrigatórias da tabela anterior não fora respeitados, é possível remediar depois.

O filhote deverá receber duas doses da vacina múltipla, respeitando um intervalo de 21 dias entre cada uma delas. E mais, uma dose da vacina antirrábica. A mesma dose e o mesmo prazo devem ser aplicados para gatos adultos que nunca foram vacinados. Também é recomendado fazer a vacinação em gatos cujo você não conhece a procedência e não sabe se recebeu as doses ou não.

Não se esqueça de ficar de olho nas datas de vacinação anual e não atrasar mais de um mês, caso isso aconteça, consulte o veterinário, para saber se será necessário dar uma dose de reforço.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cuidados

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *