Roupas em Animais

Os serviços e objetos para os animais de estimação, principalmente gatos e cachorros, são muitos. É um mercado que vem crescendo muito. Porém, no meio de muita coisa legal que você pode comprar para os bichinhos, algumas não são tão aconselháveis assim. Tem que tomar cuidado para não confundir o pet com uma criança ou brinquedo, principalmente, quando o assunto são as roupas.

A moda chegou até mesmo no mundo animal, as brilhantes, as coloridas, os sapatos para cães, os chapéus e até mesmo fantasias de Carnaval. Além disso, tem as presilhas, usadas nas cadelas. Mas, nem tudo o que você encontra por aí deve ser usado no seu animal pet.

Você Pode Vestir o Seu Pet, Porém Com Cuidado

Não tem problema usar roupas, calçados e acessórios nos animais pet, garantem os veterinários, porém para deixá-los mais bonitos, sem prejudicá-los, é necessário ter cuidado. Antes de colocá-los fashion para um passeio é necessário ter cuidado, pois a prioridade deve ser sempre aquela da saúde do bichinho de estimação. Nos dias de maior calor, esse cuidado deve ser redobrado.

Quando se compra uma roupa para o animal, por exemplo, pouco se preocupa com o material com que ela foi feita, somente o quanto é bonita ou não. Pois os veterinários alertam o quanto é importante saber bem, até porque uma roupa não é necessária para um bichinho. A ideia de colocá-la é mais pelo prazer do dono de achá-lo mais bonitinho com a roupa.

Mas, se você quer mesmo colocar uma roupa no seu pet, verifique se o tecido é antialérgico e dê preferência aos mais leves.

No caso da coleira, por exemplo, é muito importante que ela tenha um forro, pois é muito comum que ela irrite a pele do bichinho.

Sobre a Coleira dos Cães

Quando falamos de atenção ao vestir um animal de estimação, devemos pensar em tudo, incluindo a coleira, no caso dos cães. Além do forro, como foi dito anteriormente, vale ressaltar que é melhor retirá-la do pescoço do seu animal de vez em quando. Se o cão passa todo o tempo com a coleira, cria-se no lugar uma quebra dos pelo, o que é chamado pelos veterinários de embolamentos de pelo. Porém, atenção, não só as coleiras causam esse problema, o mesmo pode ser provocado também por itens usadas ao vestir o animal como fitinhas, presilhas e elásticos para ornamentar.

O chamado embolamento de pelo pode chegar ao ponto de machucar tanto até que forme feridas, que são chamadas de lesões primárias. Porém, o problema pode torna-se mais grave, virando uma infecção, chamada de secundária.

Roupas Não São Necessárias

Como foi dito anteriormente não é necessário colocar roupas nos cães ou gatos, porém, caso você queira mesmo fazer isso, o aconselhável é usar naqueles animais com pouco pelo e somente nos dias mais frios. Essa é a orientação dos veterinários, orientando pelo o que é melhor para a saúde do animal.

Segundo eles, os animais com pouca pelagem ou pelos sentem mais frio. Por isso, no inverno colocar roupas feitas de algodão irá de fato ajudá-los e deixá-los mais aquecidos. Já no verão, os profissionais garantem que nenhuma raça nem de cão e nem de gato tem a necessidade de usar roupas. No caso dos mais peludos, menos ainda, e quanto o pelo tem a pigmentação mais escura, eles sentem mais calor ainda.

Eles ainda alertam para o caso dos gatos, que perdem mais pelo no verão justamente para sentir menos calor, se trata de uma defesa normal do organismo desses animais.

Se apesar de todas essas observações, o dono quiser mesmo vestir o seu cão ou gato, a recomendação é que seja com uma roupa de tecido levíssimo e que o animal fique o menor tempo possível com a peça. Além disso, é muito importante que ele tenha o pelo tosado de vez em quando, seguindo a orientação do veterinário, para sentir menos calor.

As Presilhas Podem Ser Perigosas

Normalmente, as presilhas são os acessórios preferidos para colocar nas cadelas, principalmente, aquelas bem peludas. Algumas pessoas, chegam a fazer penteados e dão o toque final com o acessório. Tudo bem que é lindo ver uma cadela com um lacinho na cabeça, porém, os veterinários alertam para o perigo que esse enfeite, que pode parecer inocente, representa para o seu cão.

Para eles, as presilhas não devem ser usadas em animais muito ativos. Elas podem acabar se soltando e o animal, brincando, acabar engolindo o objeto. Em alguns casos, é necessário fazer uma intervenção cirúrgica para retirada do acessório.

Também é muito comum que a presilha desapareça e o dono comece a pensar que o animal engoliu, sendo a única forma de tirar a dúvida, levando-o ao consultório veterinário. Serão gastos desnecessários com exames de radiografias, entre outros.

Além disso, é importante ter cuidado ao colocar a presilha sem prender a pele do animal junto. Uma bobagem assim pode acabar causando uma lesão no seu bichinho, chamada pelos veterinários de isquemia. Significa que a pele presa pelo acessório não recebe oxigênio e nem nutrientes e acaba causando o problema. O mesmo cuidado deve ser tomado ao colocar gravatinhas nos cães, não se deve apertar demais o acessório.

Sapatos e Chapéu Para os Cachorros

Como falamos anteriormente, muitos comerciantes e fabricantes encontraram uma mina de ouro vendendo artigos para animais de estimação. Porém, na maioria dos casos, o que importa para eles é vender, por isso, não estão preocupados com o que seria ou não adequado para o animal, pensando na saúde e não em deixá-lo mais bonito.

Os sapatos, por exemplo, que algumas pessoas colocam no animal para que ele não suje por onde anda dentro de casa, não são aconselhados pelos veterinários. Para eles, o animal tem que ter livre acesso aos cômodos e o fato de escorregarem no piso, por exemplo, é normal. Mas, se você quiser mesmo dar um sapato para o seu cão, prefira aquele que tem borracha na sola, pelo menos ele ficará livres dos pisos lisos demais e terão maior facilidade de locomoção.

Aliás, é bom ter cuidados com o seu cão para que ele não se machuque em piso liso demais ou tapetes pela casa. Os chapéus e bonés podem ser úteis além de fashion, eles são recomendados para os animais de pele mais clara e também rosada e mais os de pelos brancos. Tanto um acessório quanto o outro protegem os animais dos raios do sol.

Para muitas pessoas vestir o seu cachorro é uma atitude sem sentido devido ao fato de que os animais não nasceram para usar roupas. Porém,  para alguns donos ter uma roupinha especial para os seus bichinhos é uma necessidade. Quando o inverno é muito intenso realmente é justificável vestir alguns animais que sejam desprovidos de proteção natural, como cães com pouco pelo.

Entretanto, muito mais do que somente roupas para o inverno, as grandes empresas desse setor têm desenvolvido um verdadeiro arsenal de peças de moda para os animais vestirem e desfilarem pela rua. Em vários pet shops e lojas de animais é possível encontrar roupas de animais para vender com estilos bem definidos. Porém, podemos perceber facilmente que trata-se muito mais do capricho de seus donos do que um gosto desses animais, pois as roupas podem ser por vezes bem incômodas.

Antes de sair vestindo o seu animal de estimação, pense bem a respeito.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cuidados

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *