Problemas Com a Pele De Gatos e Cães De Cor Branca

Em nosso meio ambiente qualquer criatura que seja diferente dos outros atrai a atenção e muitas vezes aumentam a curiosidade. Os animais brancos também chamam atenção, mas a cor branca em nossos animais não quer dizer que eles sejam albinos. Se o animal não tem pigmentação isto não quer dizer que ele é um albino.

Problemas Com a Pele De Gatos e Cães De Cor Branca

Problemas Com a Pele De Gatos e Cães De Cor Branca

Os Animais Albinos

Animais albinos são raros e são incapazes de fabricar melanina, que é responsável pela pigmentação. Os albinos geralmente têm pele e cabelos brancos e olhos sem pigmentos, mas existem vários tipos de albinismo e essas características podem variar.

Os Animais Albinos

Os Animais Albinos

Existem vários mecanismos moleculares que podem deixar o pelo do animal claro. Os olhos são outra característica que observamos neles, pois também são afetados pela falta de melanina, normalmente seus olhos são vermelhos. Claro, que nem todas as vezes os olhos dos animais albinos são vermelhos, mas infelizmente, eles possuem algumas alterações genéticas. Afirma-se que o animal inteiramente branco, com olhos avermelhados carrega no corpo a forma mais grave do albinismo, chamada de oculocutâneo.

Os seres albinos habitualmente têm uma sobrevida menor, quando comparamos com os demais seres, e geralmente eles não deixam descendentes. É importante saber que os animais claros, ou os albinos, sofrem com queimaduras solares que, com o tempo podem se transformar em tumores cutâneos e oculares.

Animais De Estimação Brancos Ou Albinos Exigem Muitos Cuidados?

Nós, como tutores de animais, devemos tomar cuidados com os nossos animais de estimação brancos, pois esses bichinhos sem pigmentação são mais suscetíveis a ter doenças de pele.

Observe se seu bichinho é branco e se tem a pele rosada especialmente nas partes do corpo que é mais peladas, o focinho, as orelhas, não deixe que ele fique muito tempo no sol, pois essas partes do corpo são extremamente sensíveis aos raios do sol, afinal estas partes do corpo do seu bichinho de estimação são mais inclinadas a gerar dermatites e até um câncer de pele.

Os sinais da dermatite são descamação e vermelhidão, seu bichinho precisa de proteção ao tomar sol, caso o contrário aconteça à dermatite pode evoluir para um câncer, assim como sempre se ressalta: procure um veterinário e peça a orientação correta.

Cuidados Com Os Animais De Estimação Brancos E/Ou Albinos

Os gatos brancos não têm proteção contra os raios ultravioleta, pois eles não têm melanina, seus pelos não têm pigmentação e assim eles não têm a proteção necessária contra os raios cancerígenos. Seu bichinho é suscetível a queimaduras se ficar exposto ao sol por muito tempo, você deve proteger as partes de seu corpo dos raios mais fortes. Passe protetor solar recomendado pelo veterinário no seu nariz, nas orelhas, e nas outras partes vulneráveis.

Se seu gatinho ou seu cachorrinho tem olhos azuis saiba que ele tem possibilidade de desenvolver problemas auditivos, um gato com a audição comprometida, sendo parcial ou até mesmo a surdez total, necessitam de cuidados especiais, contudo eles podem viver muito bem, devendo ser treinados para atender sinais visuais.

Do cruzamento de dois gatos brancos podem nascer filhotes de diversas pelagens e podem ter também cor de olhos diferentes dos pais, o fundamental é os genes dos seus pais e sua ascendência deles.

Nos gatos albinos que têm olhos vermelhos, eles não têm nenhum tipo de pigmentação, seus olhos não são vermelhos, a verdade é que sua Iris é totalmente transparente, e o que vemos é a cor do sangue dos vasos sanguíneos  que constitui o olho, os gatos albinos são raríssimos.

Os gatos brancos são bastante procurados, e precisamos ter muito cuidado, principalmente com sua exposição ao sol, saiba que as pálpebras, as pontas de sua orelha, seu focinho, seus lábios são as partes mais afetadas pelas dermatites e pelo câncer de pele e o pelo carcinoma espinocelular. O ideal é que ele não tome sol nos horários mais quentes e devemos passar protetor solar especifico para animais (de uso veterinário).

As características do cão branco ou albino podem ser idêntico a dos outros animais albinos, na realidade ainda não foi comprovada a existência de cachorros albinos, ou pelo menos não completamente albinos. Então, se você já viu ou ouviu relatos de cães albinos, não pense que é mentira, eles podem ser brancos ou então tem um nível de albinismo mais leve.

O cão albino tem a pele clara e rosada, alguns têm sardas ou pintas, e sua pigmentação é quase nenhuma, seu nariz é pálido, mas nem todos os cães que tem nariz rosa, pálido é um cão albino. Seus lábios e as suas pálpebras também podem indicar se ele é albino, eles normalmente têm olhos azuis, cinza, e as vezes verdes, mas todas pálidas, e é muito raro ter um cachorro albino com olhos rosa ou vermelho.

Na realidade, é muito difícil diagnosticar um cachorro albino, eles podem passar por um cão normal e possuir as características de cachorro normal. Os cães albinos e os brancos assim como os gatos são predispostos as algumas doenças e devemos ter cuidado especial, pois a falta de pigmentação contribui para o desenvolvimento de certas doenças, ele pode ter as mesmas doenças que são comuns a outros animais albinos, mas ele sofre mais com sua visão e sua pele.

A visão dos cães é muita afetada pela redução de pigmentação, pois a sua Iris que não tem pigmentação deixa a luz entrar, ele também é estrábico e é nistagmo (oscilação do globo ocular, é o movimento involuntário dos olhos), tem baixa visão, tem fotofobias, tudo isso por falta da pigmentação da Iris. Sua pele é muito sensível a luz do sol, isso pode gerar o aparecimento de queimaduras, tumores  e também câncer,  com bastante freqüência, valendo ressaltar que muitos cães também são surdos.

Além da surdez, eles podem ter problemas imunológicos, insuficiência renal, ou hepática, anemias, distúrbios neurológicos, precisamos ter um cuidado extra com nossos bichinhos de estimação de cor branca, sendo eles albinos ou não. Os cães albinos devido à falta de audição e da visão, às vezes têm seu comportamento alterado e isso pode causar reações fora do comum, às vezes ameaçadoras, os cães podem ser extremamente tímidos ou até agressivos, eles são muito espertos, podem ser anti-sociais, podem ser feridos com muita facilidade, mas também podem morder.

Não existe tratamento para os cães albinos, mas podemos ter um cuidado extra, como manter as coisas no mesmo lugar ter a casa sempre limpa, assim ele vai se sentir seguro, proteja seu bichinho com protetor solar, ou com roupas leves, consulte seu veterinário sobre o uso de xampu, pois sua pele é muito delicada e às vezes o uso não é aconselhável o uso de xampu para cães normais.

Lembre-se que seu animal de estimação merece todo o amor e cuidado, e que muitas vezes eles não têm uma vida de qualidade, e que são vendidos por sua aparência, mas fique atento para não confundir animais albinos com animais brancos que tem uma pigmentação normal, mas seus pelos são brancos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cuidados

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *