Plantas Tóxicas Para Animais

Os animais geralmente tem o hábito de ingerir plantas, que ao entrar em contato direto com o organismo acabam por fazer mal, provocar reações que maltratam o seu organismo, e podem levar até a morte.

Os animais domésticos como gato e cachorros e animais de grande porte como vacas, bois e cavalos, ingerem plantas, e como não sabem distinguir qual é a espécie que não contem toxinas, acabam por sofrer com sintomas tóxicos.

Muitas plantas quando entram em contato com o solo acabam adquirindo as propriedades que este tem, e o potencial de reter substancias e teores à mais de certos contaminantes também influenciam no comportamento da planta no organismo dos seres vivos que as consomem.

Sempre é bom estar atento ao que o animal está comendo no pasto.

Os sintomas que os animais podem demonstrar podem ser náuseas, vômitos, palidez, desânimo, diarreia, que se não forem imediatamente notados podem levar a consequencias mais catastróficas como a morte. Em geral há uma grande abundancia de plantas espalhadas pela terra que possuem compostos considerados tóxicos para os animais.

As Plantas e a Sua Toxicidade

O estudo do vegetal é por monitoramento passivo no seu local de desenvolvimento que provê informações seguras sobre a relação entre determinado efeito e suas causas, ou seja, a planta é estudadda para saber se existe algum tipo de substancia que cause mau ao seu animal.

Os fatores exógenos (ambientais), como também endógenos (da planta) podem causar reações nas plantas que fazem com que esta se manifeste no ambiente de forma que desenvolva males para seu animal.

Diferentes fatores são levantados para relacionar e apresentar dados consistentes para saber até que ponto as plantas podem causar efeitos negativos no metabolismo do animal.

Desta forma para apresentação dos resultados são utilizados procedimentos que utilizam como base de pesquisa a chamada diagnose diferencial:

  • Determinação da resistência da espécie vegetal;
  • Comprovação de um composto tóxico na planta;
  • Estudos bioquímicos e fisiológicos;
  • Estudos microscópicos;
  • Estudos macroscópicos;
  • Interpretação de dados;
  • Estudos ecossistêmicos e de comunidade de plantas;
  • Mapeamento da distribuição espacial de danos ou acúmulo de substâncias.

Os contaminantes podem entrar por vegetação de particionamento da água contaminada do solo ou na água para a raiz e translocação na vegetação por do xilema ou a partir de a atmosfera por fase gasosa e da fase partícula-deposição sobre a cutícula cerosa das folhas ou por absorção através dos estômatos, translocação pelo floema. Estas duas vias são uma função das propriedades físico-químicas dos poluentes, o condições ambientais e as espécies de plantas (LIN et al., 2006).

As informações adquiridas através do biomonitoramento podem ser empregadas na identificação de poluentes de origem local ou regional e na avaliação de efeitos com alcance local, regional ou global. Além disso, o biomonitoramento fornece informações importantes que podem ser necessárias na indicação do responsável pelos efeitos provocados, mesmo quando o agente estressor se encontre na faixa de limite aceitável, ou seja quando seu animal pode ou naõ consumir esta planta sem problemas de aparecimento de efeitos colaterais.

Contaminante é todo elemento ou composto que ocorre em concentrações mais elevadas que as naturais. Já a definição de poluente é a de qualquer matéria ou energia que interfira na saúde e segurança da população, além de prejudicar suas atividades sociais e econômicas. Porém, a presença de compostos tóxicos nas plantas podem alterar as características naturais do ambiente, e também sua utilização, gerando assim efeitos negativos (PAULA, 2010).

Quais São As Plantas Que Podem Causar Problemas Se Seu Animal De Estimação Entrar Em Contato?

Quanto às plantas pode-se citar a acácia-bastarda, que é uma espécie de árvore cascuda, em que provoca sérios problemas para o animal.

Também temos a aconite que é uma espécie de planta que apresenta florescencia e chamam a atenção dos animais que se comem podem sofrer algumas reações.

Para os gatos há a açucena, que se ingerida são muito tóxicas.

A aroeira também é uma árvore que concentra níveis de toxidade maléficos para os animais nas suas folhas.

Outra planta que gostamos de ter em casa por ter flores belas são as azaléias, e estas em qualquer nível de ingestão para o animal de estimação é considerada autamente tóxica.

As beladonas, o azevinho, o astragalus, a ave-do-paraíso, a calumba, o cambará-de-jardim, a camelina, o carvalho, o castanheiro-da-índia, a cerejeira negra, a crotalaria, a daphne, a ervilhado deserto, a glória-da-manhã, o comigo ninguem pode, a iris, a glicínea, o jasmim amarelo, o lírio, a macieira, com suas sementes tóxicas, a palmeira do sagu, o narciso, a mamona,  são outras espécies mais conhecidas popularmente e que as pessoas gostam de ter no jardim, mas que são consideradastóxicas para o animal de estimação.

Dicas Para Evitar Contato Do Animal e Planta Em Casa

  • Domesticar o animal desde cedo para ele não ingerir ou comer partes da planta;
  • Escolher espécies que não façam mal para aniamais;
  • Manter longe do alcance de animais e crianças as plantas;
  • Cercar os locais de plantação para os animais não entrar em contato se estiver num ponto de não conseguir mais domesticar seu animal de estimação;
  • Se for o caso banir a planta que está dando reação ao animal quando entra em contato direto.

Dicas Para Evitar Contato Do Animal e Planta No Pasto

Como num sítio, fazenda é muito mais complexo de se verificar toda a vegetação do que numa casa fechada, há a necessitade de se notar qual é a vegetação que o gado, o cavalo, os cabritos, cabras, galinhas, patos e demais animais estão entrando em contato quando houver noção de que algum está intoxicado por comer ou entrar em contato.

Dessa forma se o animal estiver apresentando sintomas que indicam toxicidade vegetal, monitore o local para banir logo toda esta espécie do seu local de vivencia.

Sugestões Do Que Fazer Quando Seu Animal De Estimação Apresentar Sintomas Tóxicos Causados Por Plantas

A ingestão de leite, água com bicarbonato, água com carvão podem ser ações que pode praticar imeditamente ao notar que seu animal está passando mal por ter entrado em contato com plantas.

E em seguida procure um veterinário especialista que poderá atender seu bichinho de estimação e evitar danos maiores e até a perda dele.

Fontes Consultadas:

1.http://www.marcosfernandes.vet.br/pdf/PLANTAS_TOXICAS_PARA_CAES_E_GATOS.pdf

2.http://anossavida.pt/artigos/80-plantas-toxicas-para-animais-estimacao

3. Sabrina Nolasco Carvalho De Paula. Biomonitoramento Como Instrumento De Detecção De Contaminantes Ambientais. Monografia apresentada ao Curso de MBA em Planejamento e Gestão Ambiental da Universidade Veiga de Almeida, Especialização Planejamento e Gestão Ambiental. 2010.

4. Daohui Lin, Lizhong Zhu, Wei He, And Youying Tu. Tea Plant Uptake and Translocation of Polycyclic Aromatic Hydrocarbons from Water and around Air. J. Agric. Food Chem. 2006, p. 54.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cuidados

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *