O Uso De Animais No Laboratório

Há algum tempo, se observa a luta constante de pessoas que lutam pelos direitos dos animais, de não se usar nenhuma espécie, seja cachorro, rato ou gato para o experimento que for. O problema é que muito tempo o homem usa animais em experiências, ele vem buscando conhecimento científico e também para o benefício da nossa saúde.

Quais Tipos De Indústrias Utilizam Animais?

Pode parecer estranho, mas a indústria química é a que mais faz uso dos animais, normalmente quando se refere a pesquisas com remédios, para saber a sua eficácia ou então na criação de novas drogas, para as novas doenças que surgem diariamente.

Quando não é a indústria farmacêutica, quem faz testes com os animais é a indústria dos cosméticos. Isso mesmo. O batom que você usa pode e provavelmente já foi testado em algum animal. O que os ativistas afirmam é que esses testes, seja de ordem farmacêutica ou estética fazem muito mal e podem ser considerados crimes de tortura.

Porém o que muitos esquecem é que devido a esses testes, há um grande avanço tecnológico-industrial. Sem esses testes, não teríamos a evolução das drogas aplicadas para a cura dos diversos tipos de cânceres, ou até do famoso coquetel que os portadores de HIV. Vale ainda salientar que recentemente foi divulgado que a cura da AIDS está mais próxima, exatamente por conta desses testes. 

Qual a Contribuição Desses Animais?

Eles normalmente são usados em alguns exames. A utilização de animais é a única forma para descobrir os detalhes das pesquisas e auxiliar os cientistas nos estudos das culturas de células, na busca de novos remédios, de vacinas, no combate das doenças e os resultados vão beneficiar os homens e também os animais.

Como já foi dito anteriormente às vacinas que tomamos quando criança ou os remédios que os médicos prescrevem para combater alguma enfermidade (inflamação na garganta, uma dor de ouvido, e outros males), e também aqueles medicamentos para doenças crônicas, para um portador de AIDS, para os diabéticos, para quem sofre com câncer, doenças do coração e vários outros medicamentos foram testados em animais, antes de ser liberados para o uso em seres humanos.

Animais como os cães, os ratos, os macacos, os coelhos, os pássaros, peixes, gatos, contribuíram para a ciência e para a medicina. A diversidade de testes é muito grande, mas a maioria dos testes envolve o sistema imunológico, depois vêm às pesquisas do sistema nervoso, todos os medicamentos passam por testes de segurança (toxicológicos) que envolvem os animais. 

Por Que Usar Animais?

As pesquisas com animais são fundamentais, para compreender as doenças que vem afligindo o homem, e para desenvolver tratamentos novos, para os avanços no entendimento da genética, além de permitir aos pesquisadores investigar as possibilidades das doenças, sendo elas de qualquer tipo (coração, câncer, demência ou qualquer outra).

Cabe ainda a esses testes, experimentar a eficácia dos medicamentos, descobrir se os cosméticos são seguros para a utilização do homem, ou seja, se não fosse às pesquisas com uso de animais, que são repudiadas por muitas pessoas, muitos homens teriam morrido e continuariam morrendo. 

Esses Testes Não São Contra a Lei?

Mas essas pesquisas com animais sempre foi muito controverso, as experiências com as cobaias não são feitas de qualquer maneira, pois existe sim uma lei e também existem protocolos que são bem rígidos.

Muitas pessoas se opõem a quaisquer experiências com animais, dizendo que esses experimentos são cruéis, que os animais são usados para testar novas drogas, para fazer experimentos dos procedimentos cirúrgicos, as cobaias também são usadas para experimentos com armas químicas.

Como Esses Testes São Importantes

Pode parece mesquinhez do ser humano, mas esses testes são de extrema importância para todos nós. Vários cientistas revelam que a evolução só foi possível devido aos testes feitos em animais, a melhoria do tratamento para o câncer, o coquetel e a possível descoberta da cura do HIV, a melhoria dos sintomas do Mal de Parkinson, a diminuição dos sintomas da asma e todas as novas vacinas a que todos temos acesso.

O que a maioria dos ativistas afirma é que os animais não são como o homem, eles não têm as mesmas doenças, porém são usados pela comunidade científica na busca da cura desses males que assolam a humanidade. 

Os Animais Que São Usados Nos Testes

Os animais usados para as experiências nos laboratórios são criados de uma forma especial, eles tem um ambiente limpo (higiênico), uma alimentação de qualidade, os cientistas respeitam as regras para prevenir e proteger os animais de sofrimentos durante as experiências.

Os cientistas frisam que obedecem aos rígidos protolocos, os códigos de ética para garantir o bem-estar dos animais. Pois sem as experiências não teríamos os medicamentos nas farmácias. Na medicina temos história dos medicamentos, dos métodos que são aplicados testados nos animais, temos historias de sucesso e também de fracassos, ou seja, esses testes querendo ou não são importantes para o bem de todas as pessoas do mundo.

Muitas pessoas que acreditam ser uma maldade o que os cientistas fazem com os animais, dizem que irão deixar de consumir os produtos que são testados neles. Isso vem sendo tão divulgado não só a respeito da luta para que não haja mais este tipo de teste, mas é divulgado também o nome das empresas que fazem uso de animais em testes.

Em outras palavras muitas pessoas estão fazendo boicote às empresas que fazem uso de animais nos testes. A grande questão é que essa divulgação não é com todo tipo de empresa, a maioria que está sendo divulgada são empresas de cosméticos, que estão sendo obrigadas a mudar seus métodos. 

A Grande Pergunta

Mas a grande pergunta é: Essas mesmas pessoas deixariam de tomar os remédios produzidos com o auxilio dos testes em animais? Iriam sofrer dores e morrer com uma doença que poderia ser curada com a ajuda desses medicamentos? Ou ver alguém que tanta ama morrer porque não quer tomar esse tipo de droga?

São perguntas que devem ser respondidas por cada um, para poder entender se realmente você é a favor ou contra esses testes. Cada um tem a sua opinião até se ver confrontado, por isso reflita e veja qual a sua realidade e veja onde você se encaixa!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cuidados

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *