Filhote Fora Do Ninho: Como Ajudá-lo

A primavera e o verão são duas estações que são ao mesmo tempo refrescantes e quentes, nessas estações procuramos nos refrescar, nos manter bastante hidratados e saudáveis. Também nessas estações os animais tendem a mudar de habitat, para procurar um lugar melhor, seja pelo seu clima ou pelos alimentos. Nessa mudança ocorre a renovação da nossa fauna.

Mudança De Habitat

Os pássaros voam em bando, mas o grande problema das aves com essas mudanças são os filhotes. Quando o filhote está deixando o ninho, normalmente ele já sabe voar ou, no mínimo, ele cai do ninho tentando voar. Com a queda, os filhotes correm o risco de se machucarem ou de serem capturados por predadores como gatos, cobras ou outros animais maiores.

Os filhotes também correm risco de morrer de fome, ou frio… Correm risco principalmente de ficarem feridos devido à queda, com as asas quebradas, acabam sendo impedidos de voar. Muitas vezes, quando vimos um passarinho machucado não os ajudamos não por falta de vontade, mas por não saber como ajudá-lo corretamente já que fazendo algo erroneamente podemos até machucá-lo mais.

Posso Ajudar Um Pássaro Machucado?

Fato é que podemos intervir e ajudar um pássaro machucado. Veja se o filhote não está machucado e se não precisa de cuidados. Uma ajuda muito grande (se você tiver tempo disponível, claro) é a de ficar apenas observando o pássaro. Como citado anteriormente, um pássaro machucado no chão corre o risco de ser pegue por um predador.

No caso, ficaríamos observando para que, se necessário, possamos ajudá-lo caso algum predador queira pegá-lo. Não podemos ficar muito perto do filhote, seus pais podem chegar para socorrê-lo e, vendo-nos muito próximos, podem nos atacar em legítima defesa. 

Recolocar No Ninho/Fazer Um Ninho Simulado

Às vezes o filhote não sabe voar ainda e caiu do ninho, ou caiu quando tentava aprender a voar. O ideal é que procuremos o ninho e seus pais e procurar observar a mamãe pássaro com os outros filhotes. Na maioria das vezes a mamãe pássaro não está no ninho, pois foi em busca de alimentos para os bebês. Tome muito cuidado para não interferir no ninho, mas caso a mamãe pássaro não esteja no ninho, você pode apanhar delicadamente o filhote e recolocá-lo no ninho.

Você também pode construir um ninho temporário para esse filhote, improvisando com uma bacia de plástico forrada com toalha de papel. Faça furinhos na bacia para facilitar a drenagem, como em um vaso, e depois prenda o “ninho” em um galho da árvore, até mesmo em um arbusto e coloque o filhote dentro.

Centro De Reabilitação

Devemos ficar atentos porque não podemos interferir muito. Caso interfiramos muito, os pais do filhote vão estranhar e, possivelmente, até rejeitar o bebê. Se você não tem tempo ou condições de visitar e cuidar periodicamente do filhote, leve-o para um centro de recuperação de animais.

Cárcere Privado

Não é recomendável deixar o filhote preso dentro de casa, afinal, é proibido por lei aprisionar animais. Lugar de pássaros é ao ar livre, na natureza. Caso você saiba de alguém que tem um pássaro em cárcere privado, denuncie ao IBAMA, pois esta pessoa está ajudando a destruir nossos pássaros.

Cuidados Domésticos Com Pássaro Machucado

Precisamos tomar certos cuidados para tratar o filhote e não machucar mais o filhote. Depois de providenciar um ninho ou um local em casa como uma gaiola ou uma caixa vamos forrar com um pano. Pode ser um pano de prato (o pano de prato não pode ser felpudo), podemos usar folhas de papel oficio, toalhas de papel… Só não pode forrar com jornal porque a tinta e o pó são nocivos a qualquer animal, afetando o aparelho respiratório do bichano.

Cuidados Na Alimentação Do Filhote

Filhotes de pássaros precisam ser alimentados de 20 em 20 minutos. Para alimentar o filhote você vai precisar de um palito que pode ser de dente com a ponta mordida (amolecida) para não machucar o filhote. Force a abertura do bico na lateral bem de leve, depois de aberto o bico segure-o aberto, mas sem apertar para não machucá-lo, passe o palito na banana e na ração e vá colocando na boca do filhote.

Com o tempo eles vão abrindo o bico mais fácil. Na hora de alimentar o filhote, deixe-o em posição normal para evitar que eles se engasguem, já que isso acontece facilmente. Para dar água use uma colher pequena e coloque o bico dentro d’água, a água entra pela lateral do bico e ele vai beber o líquido sozinho.

Cuidados Básicos

Lembre-se que não devemos apanhar os pássaros que estiverem caídos e levar para casa, exceto quando eles são muito pequenos e caíram do ninho. Já os passarinhos que já estão com penas e pularam do ninho em sua primeira tentativa de independência, saindo assim para seu 1º voo, você deve deixar no local em que o achou ou colocá-lo em uma árvore mais próxima. Com certeza seus pais estão procurando-o e vão saber como cuidar deste filhote.

Alimentação Natural Dos Pássaros

Se você ficar muito próximo do filhote, a sua presença pode impedir que seus pais se aproximem dele. Saiba que algumas espécies de aves são alimentadas por seus pais no chão. A presença do homem impede que os pais venham alimentá-los, assim você deve procurar o ninho para devolver o filhote. 

Problemas Com o Ninho

Se o ninho estiver no chão com o filhote dentro devemos colocá-lo novamente na árvore. Se o ninho estiver quebrado você pode improvisar um novo ninho e se o filhote estiver ferido, você deve procurar um veterinário ou alguém licenciado para consultá-lo e receitá-lo.

Vale lembrar que assim como os humanos, os animais também têm suas manias e costumes. Caso o pai do filhote de pássaro estranhe o filhote por alguma interferência humana, o filhote pode chegar à óbito. O ideal é que quando encontrarmos um passarinho ferido, nós ajudemos ele a se recuperar em seu próprio habitat, para que ele não se acostume com o habitat humano e recupere-se da melhor forma possível para ele. Caso você ainda tenha medo de ajudar um animal machucado, chame alguém, pois se você mexer no animal sem saber, pode machucá-lo ainda mais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cuidados

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *