Cuidando de Um Filhote de Esquilo

Filhote De Esquilo

Os esquilos são animais que se encaixam na categoria dos mamíferos, eles são pequenos animais do grupo dos roedores, que são personagens de muitos desenhos animados e filmes, até porque ele é um animalzinho considerado muito fofo e que quase todo mundo ama. Eles podem sim ser encontrados no Brasil, ao contrário do que muitas pessoas pensam, afinal estamos acostumados a ver os esquilos em lugares onde o clima é mais frio, mas não se engane, eles podem sim ser encontrados nas regiões tropicais, assim como são encontrados nas regiões temperadas e mais frias do planeta.

Os esquilos como bons roedores que são, eles possuem dentes e presas muito fortes, eles definitivamente podem comer praticamente qualquer coisa, pois eles têm a capacidade de quebrar, mastigar e digerir uma grande gama de alimentos, inclusive duras sementes e grãos, mas sua alimentação não para por aí, porque eles podem variar e se alimentar também de pequenos insetos, assim como de alguns tipos de frutas.

Eles têm um grande trabalho ambiental por fazer, que é o de espalhar sementes de algumas espécies especificas de arvores por aí, tal como a semente da araucária. Eles ao quebrar as sementes podem espalhar pedacinhos delas, que são suficientes para geminarem, crescerem e produzir grandes arvores e plantas.

Os esquilos podem ser divididos resumidamente entre três diferentes grupos, são eles os grupos dos esquilos arbóreos, dos esquilos voadores e também dos esquilos terrestres. Os esquilos arbóreos passam grande parte do seu tempo e da sua vida no alto das árvores, normalmente indo ao chão para pegar sementes caídas ou reservas de alimentos que possam ter escondido.

O esquilo voador é assim chamado porque ele pode ser visto se deslocando pelo ar, mas não se confunda afinal um esquilo não pode voar como um pássaro, o que acontece é que ele tem características especificas nas suas patas que fazem com que ele consiga planar pequenos pseudo voos de uma arvore a outra. O esquilo terrestre por sua vez é o bom e velho esquilo que podemos facilmente ver por aí, eles normalmente são escavadores e podem fazer grandes passagens, ninhos e até tuneis subterrâneos, uma vez que eles possuem o seu corpo adaptado para isso.

Cuidado De Um Filhote De Esquilo

Em um caso de emergência quando um bebe por algum motivo foi separado de seus pais, você pode ajudar a cuidar de um filhotinho para que ele sobreviva, no entanto, primeiro espere por algum tempo para ver se a sua mãe não virá busca-lo, afinal o mais saudável para ele é sempre estar perto da sua família, dê uma certa distância para não assustar a sua mãe. Se ela realmente não aparecer você pode levar ele para casa e dar os primeiros cuidados.

Antes de tudo você deve aquecer o esquilo, que provavelmente estará sentindo frio, você pode usar um cobertorzinho para isso ou ainda bolsas térmicas, daquelas usadas em caso de cólicas. Você deve em seguida, estimar qual a idade que ele tem, para saber se deve dar Substitutos de leite ou alimentos mais sólidos para ele, consulte com veterinários quais os tipos de SUBSTITUTOS de leite que ele pode beber, se ele já for mais velho ele pode comer sementes e frutas.

Para dar coisas liquidas para ele use pequenas seringas, pode ser que ele não saiba como se virar sozinho, sempre de coisas para ele em temperaturas amenas, temperaturas ambientes. Ele deve ser alimentado devagar e sem bolhas de ar na seringa, pois isso pode fazer muito mal para ele. No caso dele engolir bolhas de ar, você deve na mesma hora vira-lo para baixo e dar um tapinha de leve nas suas costas, assim ele pode pôr para fora, você pode limpa-lo com panos úmidos e pequenas bolas de algodão, esse último também serve como massageador para ele fazer xixi.

Para manter ele em casa no início, é aconselhável comprar uma gaiola grande onde ele tenha um lugarzinho aconchegante para dormir, como uma pequena redinha ou uma espécie de ninho que seja quentinho, além disso colocar água dentro de seu espaço em uma vasilha. Quando eles tiverem idade suficiente eles devem ser devolvidos ao meio natural, você deve fazer tudo isso com o acompanhamento de um veterinário que tenha conhecimento e especialização em animais silvestres. Uma semente que eles gostam muito quando já desmamaram é a semente de girassol.

Semente de Girassol

Semente de Girassol

Uma dica é tentar fazer a sua reintrodução no meio ambiente principalmente nos meses mais quentes, pois os meses de inverno podem ser muito difíceis para ele se adaptar por causa das temperaturas, além disso o tempo máximo que você deve ter um esquilo em sua casa é até que ele tenha uma idade de mais ou menos umas 10 ou 12 semanas, pois ele não consegue viver em gaiolas quando mais velho, sendo que o cativeiro pode fazer o animal adoecer.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cuidados

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *