Cuidados Básicos Com Os Filhotes De Cachorros

Como os animais são diferentes entre si, as raças de cães também o são, tendo suas características próprias, por isso, o cuidado com os filhotes deve sempre ser feito a risca, seguindo a orientação do veterinário, para saber qual a melhor maneira de se tratar o bichinho de estimação. No entanto, há alguns cuidados que devem ser tomados com os filhotinhos de cachorros, que são básicos, e estes servem para serem feitos com todas as raças.

Veja abaixo alguns deles e oriente-se sobre a melhor forma de cuidar de seu bichinho:

Dicas:

Cuidados Básicos Que Devem Ser Seguidos Com Filhotes De Cães

As vacinas: todos os filhotes devem tomar vacinas para a prevenção de doenças e a primeira delas pode ser aplicada a partir do 60º dia de vida. Já as demais, como a polivalente e ainda a antirrábica só pode ser dada entre os 150 e 180 dias de vida, sendo aplicadas somente pelo veterinário;

Qual a alimentação mais adequada: no início da vida e até completar trinta dias é essencial que o filhote alimente-se somente do leite materno, após esse período o correto é que o bichinho seja alimentado com a papinha de desmame e, posteriormente, com a ração indicada para filhotes. Para saber qual o tipo de ração adequada peça orientações ao veterinário e ainda leia direito a embalagem do produto antes de oferecer ao seu bichinho. Evite ao máximo o oferecimento de comida caseira, ossos, doces, e ainda os alimentos crus;

Reserve tempo para exercício: há de se ter um espaço reservado para a prática de exercícios, deste modo o filhote poderá alcançar seu desenvolvimento pleno. Entretanto, evite ao máximo passear com ele para fora de casa até que seja completada a terceira dose da vacina polivalente, especialmente em raças mais apuradas como aquelas adquiridas em pet shops, já que nesses casos, o filhote está quase sem os anticorpos adequados, portanto, mais sujeito a contrair doenças;

  • tome cuidado em colocar seu animal em locais que sejam arejados demais, posicionando-o em lugares que sejam protegidos e ao mesmo tempo ventilados.
  • em determinadas estações do ano, especialmente no inverno, é preciso que os filhotes sejam mantidos bem aquecidos, especialmente até que desmamem e tomem sua primeira vacina.
  • já que os filhotinhos não possuem ainda a resistência do organismo formada, evite que os mesmos entrem em contato com ambientes que estejam combinados com parasitas, como verminoses, carrapatos, pulgas, vírus e bactérias.
  • faça sempre a vermifugação do animal, iniciando a partir da terceira semana de vida, e depois de seis em seis meses até o fim da vida.
  • limpe os ouvidos do filhote uma vez por semana, para que não ocorra a infestação por bactérias ou parasitas.
  • escove os dentes do bichinho sempre, fazendo uso de creme dental e escova que sejam apropriados.
  • leve-o para uma consulta com o veterinário pelo menos uma vez por ano.

Alimentação De Acordo Com a Idade

Filhotes com tempo maior que 45 dias de idade: a alimentação certa para esses animais deve ser a ração para filhotes. Há diversos tipos disponíveis no mercado, separadas em: úmidas, semiúmidas e secas. Os sabores também variam podendo atender ao gosto de todos os animais, como frango, carne, fígado, carneiro, entre outros. A partir da primeira consulta com o veterinário, o mesmo indicará qual o tipo de ração mais adequado para oferecer ao filhote. Já a quantidade mais correta de ração pode variar de acordo com a raça e ainda com o peso do animal. As empresas fabricantes de ração, já estipulam na própria embalagem a recomendação da quantidade certa a ser dada a cada animal.

Ainda que seu o filhote não queira comer a ração oferecida, insista. Não tente dar outro tipo de alimento, especialmente comida caseira, isso pode piorar a situação e fará com que o filhote rejeite de vez a ração. Para que a ração fique mais fácil de ser aceita, misture um pouco de ração úmida, a ração seca para que se torne mais apetitosa.

Dicas Especiais:

  • lembre-se que os filhotes comem até quatro vezes ao dia até certa idade;
  • os filhotinhos passam a comer com menos frequência à medida que vão aumentando de tamanho; desta forma, passe a reduzir o número de refeições de maneira gradativa. Um cão adulto, com idade a partir de um ano, se alimenta somente durante duas vezes ao dia;
  • a ração indicada para cães adultos somente pode ser oferecida ao animal a partir de um ano de idade. Saiba que o exagero na alimentação poderá causar a obesidade no animal e levar a inúmeros problemas de saúde.
  • mudanças nos alimentos, e isso inclui a marca da ração, devem sempre ser feitas de maneira gradual ou o filhote poderá vir a apresentar um quadro de diarreia;

Cálcio e Vitaminas

O cãozinho que não recebe uma alimentação adequada precisa de uma complementação de vitaminas e cálcio logo no primeiro ano de vida, período em que ocorre um crescimento muito acelerado do animal. Nesta fase, em especial, a falta de cálcio poderá causar o raquitismo. Porém, os filhotes que se alimentam apenas de ração balanceada, de boa procedência, podem vir a ter suas necessidades de cálcio providas.

Dentição

A troca de dentes do filhote começa a partir dos três meses e meio e termina somente aos seis meses. Os cães possuem uma enorme tendência em formar tártaro nos dentes, o que pode causar o mau-hálito, como também a perda antecipada dos dentes permanentes. Além disso, a cárie também pode aparecer nos animais que recebem alguns alimentos doces com certa frequência.

A higienização da boca do cão deve ser feita sempre através da escovação adequada, sendo recomendada de duas a três vezes por semana. Caso não possua a escova certa, substitua por um chumaço de algodão que pode ser esfregado diretamente nos dentes do animal.

Para ajudar na limpeza dos dentes ofereça ao filhote pedaços de cenoura crua entre os intervalos das refeições para que estimule no cão o ato de roer. Esse ato é uma escovação natural do animal, em muitos casos, somente ela já pode impedir o acúmulo de tártaro nos dentes e ainda o mau-hálito.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cuidados

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • bom mesmo

    Xica 7 de Abril de 2015 0:25

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *