Como Tratar o Câncer de Seu Animal de Estimação

Os Animais Também Podem Sofrer Com Essa Doença Terrível

A palavra “câncer” assusta muita gente. Uma doença provocada por mutações nas células, e que traz muito sofrimento ao paciente e à família, e que também pode atingir animais. No entanto, assim como nos humanos essa doença tem cura ou tratamentos paliativos, com os animais não é diferente. É possível tratar seu animal de estimação. Como em todas as doenças, tanto em humanos quanto em animais, a prevenção é o melhor remédio, vale a dica de levar seu animal ao veterinário no mínimo uma vez por ano, para que o profissional possa diagnosticar precocemente e com precisão a existência de alguma alteração. Animais mais velhos, e que portanto possuem mais predisposição a ficar doentes, devem ir ao veterinário duas vezes ao ano. Outro motivo para sempre prevenir o aparecimento de doenças como o câncer, é que em muitos casos o tratamento é muito custoso para os animais – a quimioterapia, por exemplo, é muito agressiva e desgasta muito os bichinhos.

Pastor Alemão

Veja Como Perceber se Seu Animal Está Com Algum Problema:

Observe Sempre as Tetas do Animal

Se elas estiverem inchadas, doloridas (o animal aparenta muita dor ou incômodo acima do normal ao ser tocado nessa região) com feridas ou coloração estranha, talvez ele esteja com câncer de mama. Nesse caso, leve o animal ao veterinário, pois esses sintomas não aparecem em pets saudáveis. Para evitar este problema, ofereça uma refeição balanceada ao animal (sem muitas gorduras), prefira castrar o animal em um especialista ao invés de dar remédios para evitar a concepção, e não deixe seu animal obeso.

Cachorro

Inchaço no Pescoço (Cachorros) ou Barriga (Gatos).

No caso de gânglios ou nódulos nessas regiões, talvez seu animal esteja com linfoma. Este tipo de câncer também tem tratamento. Como a causa da doença é diferente em cada um dos animais, o ideal é procurar um veterinário para que ele indique como se prevenir.

Como Tratar o Câncer de Seu Animal de Estimação

Manchas irregulares e de cores variadas, pintas que aparecem depois do animal adulto. Essas manchinhas podem aparecer em várias partes do corpo, e podem sinalizar que o animal está com melanoma (um tipo de câncer de pele). Como essa doença na maioria das vezes só é tratável nos animais com cirurgia (o que é desaconselhável, pois estressa muito o animal) a melhor maneira de proteger seu cachorro é levá-lo regularmente ao veterinário. Esta doença só aparece em cachorros, e não tem prevenção conhecida, a não ser a visita periódica a um profissional. Durante o tratamento, é importante que a família dobre seu carinho, amor e atenção para com o animal. Isso o ajudará o bichinho a se recuperar mais rápido, aumentando as chances do tratamento ser bem sucedido.

Andressa Silva.

3 comentários

  1. Harlei Cursino Vieira

    Meu animal está com isso, eu já levei no veterinário e agora só Jesus e Deus na Causa!

  2. Tenho uma pitbull que foi constado que esta com cancer felizmente esta no inicio e maliguino e de pele tenho fe em Deus ?ela vai se curar a minha princezinha

  3. MEU CAOZINHO ESTA COM UM CAROÇO NO PESCOÇO, ANDA MUITO TRISTE E SÓ FICA DEITADO NO SOL. O QUE EU FAÇO????

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>