Antídotos Contra Envenenamento De Cão Ou Gato

Quem tem animais de estimação costuma ter o maior zelo pelo seu bichinho, afinal eles fazem parte das famílias, muitos são tratados como verdadeiros filhos, com mais mimos que os filhos chamados humanos. Quando nos dispomos a ser tutores de um animal, seja ele cachorro, gato, pássaro, cavalo, sabemos que com eles vêem uma série de obrigações e de cuidados que devem ser feitos para que eles possam ter uma vida tranquila e longa.

Cuidados Com Envenenamentos

Uma das maiores preocupações e que deixa os tutores realmente desesperados é quando um de seus “filhos” sofre algum tipo de envenenamento, seja por um produto químico, uma planta ou um veneno mesmo. Às vezes acontece que o envenenamento é completamente acidental, o animal come uma planta que não pode, ou pega um produto químico escondido, achando que é brinquedo e acaba se intoxicando, mas o pior tipo, é aquele em que as pessoas que não gostam de animais, ou não gostam de seus donos envenenam os bichinhos.

Envenenamento De Animais é Crime

Sim, isto acontece e, por incrível que pareça, é mais comum do que se imagina, existem muitas pessoas que são intolerantes a acabam se tornam criminosas, isso mesmo, criminosas, afinal envenenar animais é crime previsto na constituição brasileira e dá cadeia. Pessoas deste tipo não merecem sequer serem chamadas de pessoas, pois são covardes atacando bichos indefesos, normalmente “atacam” por métodos escusos. Habitualmente, eles escondem substâncias letais dentro de algum petisco saboroso deixado no caminho por onde bichos costumam passar ou simplesmente oferece para os animais de forma direta.

Os animais criados livres correm risco, além das brigas, atropelamentos nas ruas, eles correm perigo de serem envenenados, podem ser contaminados com chumbinho, substância altamente tóxica e vendida ilegalmente como veneno de rato, mesmo proibido esse veneno não intoxica só cães e gatos, mas as crianças e adultos também são vitimas, ele é um veneno cruel age muito rápido, é letal e não tem antídoto especifico.

Fique Atento Para Os Sintomas Do Animal

Se seu animal estiver vomitando, arqueado e com a barriga encolhida, estes são sinais de dores abdominais. Se o animal estiver cambaleante, com salivação intensa, ele provavelmente foi envenenado, você precisa levá-lo ao veterinário com urgência.

Precisamos tomar cuidado para que nossas mascotes não comam nada de estranho, pois não é raro um animal seja gato ou cão ingerir algum produto que possa causar-lhe envenenamento, uma intoxicação. A maioria dos princípios tóxicos causa vômitos, diarreia, dilatação ou contração das pupilas, apatias, convulsões, sinais neurológicos como mudança de comportamento, falta de coordenação.

Saiba que a intoxicação também pode ocorrer se um produto for absorvido pela pele. Assim se seu animal estiver com algum ferimento você não deve fazer tratamento antipulgas, carrapaticida ou acaricida (sarna), não deve usar produtos inseticidas, seu animal não pode, em hipótese alguma, lamber a espuma ou a água durante o banho com esse tipo de produto.

Identificando

Caso seu animal esteja contaminado é muito importante que ele seja socorrido imediatamente, se você percebeu que seu bichinho ingeriu algo tóxico ou está aparentando sinais clínicos que nos leva a suspeitar de intoxicação ou envenenamento. Caso ele tenha tomado banho anti-pulgas, anti-carrapaticida, ou você tenha feito a dedetização na casa, feito uso de algum inseticida doméstico, solventes, tintas e outros produtos químicos, fique atento para estes sinais.

Induzindo Ao Vômito

Caso você perceba que seu bichinho está com sinais de envenenamento, você deverá agir rápido, é necessário que você induza seu bichinho ao vômito, essa é uma medida eficaz que ajuda a eliminar o veneno. Aplique oralmente de 5 a 10 ml de água oxigenada ou aplique água morna com sal em intervalos, mas atenção, nem sempre podemos induzir o vomito, não é recomendado nos casos de ingestão de substâncias cáusticas como produtos de limpeza, alvejante, sabão em pó, nestes casos é recomendado uma lavagem estomacal com um veterinário.

Outra medida eficaz é evitar que o veneno seja absorvido pelo organismo, você precisa aplicar no seu animal carvão ativado misturado com água, o carvão vai se ligar ao veneno e assim ele não será absorvido, essa medida só tem eficácia se ministrado logo após a ingestão do veneno (tóxico), usar diuréticos pode ajudar a eliminar substancias tóxicas que já foram absorvidas pelo organismo.

Você não deve tratar seu animal intoxicado por conta própria, e também não demore a levá-lo ao veterinário. Se possível leve a embalagem do produto ingerido, ou que tenha suspeita, se o veterinário conhecer o princípio tóxico seu atendimento será mais rápido.

Receita Infalível

Assim, quando houver suspeita de intoxicação ou envenenamento dê água morna com sal ou água oxigenada 10 vol. (uma colher de sopa), em seguida aplique Atroveran de 6 em 6 horas, 1 gota para cada quilo de seu bichinho. Você também pode usar carvão vegetal, já temos nas farmácias (em comprimido).

Além de produtos químicos, temos que estar alerta para as plantas ornamentais que temos em casa, nos vasos, no jardim, muitas são chamadas plantas tóxicas. Elas têm princípios ativos que podem causar graves intoxicações quando ingeridas ou podem causar irritações quando tocamos.

Precisamos manter as plantas venenosas fora do alcance das crianças e dos animais. Identifique quais as plantas que existe na sua casa e nos arredores, oriente as crianças para não brincar com essas plantas, quando cortar as plantas não deixe seus galhos em qualquer lugar, não deixe perto dos animais.

Cuidados Especiais Que Devem Tomados Com Os Animais Domésticos

Animais filhotes e adultos muito ativos têm uma grande curiosidade por objetos novos no meio em que vivem e notam logo quando há um vaso diferente em casa ou uma planta estranha no jardim. Não é raro o animal lamber, morder, mastigar e engolir aquilo que lhe despertou a curiosidade. Animais privados de água podem, por exemplo, procurar plantas regadas ou molhadas de chuva recentemente e ingerir suas partes. Há casos de cães e gatos que ficam sozinhos confinados por períodos longos que acabam se distraindo com as plantas e acabam por ingeri-las.

Agora que você já viu o que pode causar envenenamento e como ajudar seu bichinho, lembre-se de ter sempre o “Atroveran” e se possível comprimidos de carvão vegetal, eles podem ajudar a salvar a vida de seu animal, caso um dia seja necessário.

Fique sempre atento as “dicas” que seus bichinhos dão, e o tenha do seu lado por um longo tempo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cuidados

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Yay google is my queen aided me to find this great website ! . “The most dangerous strategy is to jump a chasm in two leaps.” by Benjamin Disraeli.

    halo engagement rings zales 27 de dezembro de 2013 18:01
  • meu amigo gostou da materia

    Anônimo 8 de Abril de 2015 12:41

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *