Animais Venenosos

Ao falarmos em animais perigosos normalmente imaginamos grandes animais ferozes como leões, tigres, algumas raças de cachorro, etc., mas nem sempre o perigo esta associado ao tamanho ou aparência dos bichos. Existem alguns animais venenosos que são bem pequenos e até mesmo de uma beleza ímpar, como é o caso do Dendrobates, mais conhecido como sapo veneno de flecha.

Animais Venenosos

Animais Venenosos

Esta espécie pode carregar em si cerca de 1900 microgramas de toxina, sendo que somente 200 microgramas são suficientes para matar quem o ataca, e até mesmo um ser humano. Há ainda a pequena e bela perereca vermelha e azul, ou a perereca preta e verde, a faixa amarela, etc., todas muito venenosas e aparentemente inofensivas.

Animais venenosos

Estes animais são os responsáveis pela produção da toxina venenosa, como as pererecas citadas acima, porém elas não possuem estrutura inoculadora.

Animais peçonhentos

Estes animais se responsabilizam pela produção da toxina venenosa, porém, além disso possuem estruturas para inoculação, ou seja, são capazes de atacar e introduzir o veneno nas vítimas, como é o caso das serpentes com suas presas poderosas.

A cascavel é a mais conhecida das serpentes peçonhentas em nosso país, mas é a jararaca que ocasiona o maior número de acidentes no Brasil, 90% deles. A cobra coral é bastante perigosa, mas existe a verdadeira e a falsa, e as duas tem sua utilidade na natureza, cabe ao homem reconhecer as espécies e tomar cuidado com elas.

Dragão de Komodo

Agressivos

Agressivos

Este réptil é de grandes dimensões e muito perigoso, existe sobre o planeta Terra muito antes do homem e resiste até os dias atuais, mas felizmente é encontrado somente na Indonésia, em uma ilha cujo nome é Komodo.

A boca deste dragão possui muitas bactérias e desta forma uma mordida sua, mesmo que pequena, é capaz de matar, pois estas bactérias inoculadas diretamente no sangue da vítima geram uma contaminação imensa.

A presa agoniza durante alguns dias até morrer e somente depois da morte e de um estado de putrefação bem avançado é que este temível dragão devora sua presa. Eles não tem medo de humanos e podem atacar, pois são grandes e muito agressivos.

Animais aquáticos

Espécies

Espécies

Existem espécies peçonhentas também debaixo d’água, como por exemplo, o peixe leão, ele carrega o veneno, curiosamente, em sacos localizados na base das nadadeiras. É preciso muito cuidado para manusear este peixe, pois as bolsas se rompem facilmente liberando a peçonha, e esta por sua vez provoca uma dor intensa na região, bolhas, inchaço e manchas no local atingido.

Além deste existem outros peixes perigosos como, por exemplo, mandis-amarelos, mandi-chorão, cacharas, surubin pintado entre outros. As famosas arraias, facilmente encontradas em águas doce, são portadoras de uma peçonha bem forte que provoca dores intensas e feridas no local onde entra seu ferrão. Como se vê é preciso conhecer mais os animais e respeitar seu espaço, evitando assim acidentes que podem ser graves.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cuidados

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *