A Mudança De Ambiente Afeta Os Animais?

Muitas pessoas, hoje em dia, possuem algum animal de estimação, na sua grande maioria cães e gatos, que são o mais novo membro da família. O mundo moderno está passando por uma série de mudanças sejam elas climáticas, sejam econômicas, etc. e todas elas causam uma série de variações em nossas vidas e por consequência também nas vidas dos animais, que acabam vivendo intensamente a nossa vida e todas as mudanças ocorridas na vida da gente.

As mudanças na vida de um animal de estimação, são principalmente as mudanças de ambiente que eles vivem, sejam elas devido as alterações climáticas (devido aos inúmeros fatores que vem sendo estudados hoje em dia, principalmente pela relação destrutiva que o homem vem mantendo com a mãe natureza), da própria biodiversidade local ou até mesmo uma mudança de bairro, ou de casa para apartamento, ou simplesmente mudar os móveis de lugar na casa. Essas pequenas coisas causam alterações nos próprios seres humanos, quanto mais nos animais, como os cachorros e os gatos, que desenvolveram hábitos, costumes e rotinas com base na vida que eles desenvolvem.

Mudanças No Ambiente Que Vivem Os Animais

Com a existência de mudanças no ambiente em que vivem os animais de estimação, eles primeiramente apresentam mudanças em seu comportamento, pois irão estranhar tudo, e eles precisam passar por um período de adaptação as novas situações que passarão a viver com as mudanças realizadas, e isso vai fazer com que eles desenvolvam novas referencias no local, novos caminhos, conhecendo os novos limites, para que assim, possam viver harmoniosamente com o ambiente em que vivem e adaptados as mudanças que passaram ou estão passando.

Apesar dos animais terem uma grande capacidade de adaptação a novas habitações, alguns podem sentir mais dificuldades do que os outros, por isso é fundamental que a referencia do dono permaneça, para que desta maneira, os animais se sintam seguros, confiantes e confortáveis com a situação que estão vivendo.

A Relação Do Homem Com Os Animais De Estimação

Muitas pessoas tem em conta, que os animais de estimação são mais que uma parte da casa, são como se fossem verdadeiros membros da família. Por isso, as pessoas cuidam deles como se estivessem cuidando de um outro ser humano.

Muitas vezes as mudanças ambientais, podem ser ocasionadas através de viagens ou através de mudanças de residências (mudança de bairro, e até mesmo de cidade ou estado), que muitas vezes geram mudanças drásticas na vida do animal. Exemplo, sai de uma cidade de clima quente e passa a morar em uma cidade de clima mais ameno ou frio.

Essas mudanças tendem a causar um momento de stress e intranquilidade ao animal, por isso, são necessários que sejam tomados uma série de cuidados com os animais de estimação para que essas mudanças sejam elas quais forem, não causem traumas maiores e os animais não passem por um longo período para se adaptarem a nova situação de vida.

Mudanças Que Causam Algum Transtorno Aos Animais De Estimação

As pessoas precisam tomar alguns cuidados com os animais, principalmente quando estes forem passar por algum tipo de mudança de ambiente. Segue abaixo alguns dos cuidados que precisam ser tomados pelos donos de animais de estimação, para que as mudanças de ambientes não afete ou gere algum outro problema aos seus bichinhos:

O Clima do novo local – As mudanças climáticas estão transformando o nosso planeta por inteiro, as temperaturas nunca estiveram tão elevadas, são geleiras derretendo, secas de grandes proporções (exemplo do nordeste brasileiro), desertos se expandindo por todo o planeta e tudo isso vem causando uma intensa transformação na vida dos animais que além das mudanças climáticas naturais, enfrentam os efeitos da transformação do homem sobre a natureza e os animais acabam sendo imensamente prejudicados pois acabam perdendo o seu habitat natural.

Por exemplo, muitos animais estão morrendo no nordeste brasileiro devido a seca, pois estão com escassez de alimentos e de água para consumirem. Por isso é necessário termos cuidados redobrados com os nossos animais de estimação quando ocorrem as variações climáticas, sejam elas pelas próprias mudanças naturais do tempo (esquentar, esfriar, ter chuva, etc.), para que possamos controlar as variações que ocorrem nos nossos bichos de estimação  como por exemplo: a temperatura corporal dos animais podem se alterar. Por isso é interessante prestar atenção na hora de passear com seu animal, buscando ir para locais com muita ventilação e frescos. É importante não esquecer de alimentar bem o seu animal, alem de deixar água disponível sempre, para manter seu animal bem hidratado, para que ele possa sentir da menor forma possível as variações do clima.

Percorrer Longas Distâncias – caso você fazer uma mudança de casa ou uma viagem, cuidado no caso de percorrer longas distancias com os animais trancados em um pequeno ambiente fechado (as caixas próprias para condução de animais). Além do estresse da viagem que existe por si só, tem também a mudança de ambiente e o longo tempo que o animal fica preso, que podem fazer o seu animal ter alguma mudança comportamental, por um tempo. Por isso os grandes deslocamentos devem ser evitados e caso ocorram, verifique constantemente como está seu animal para que as complicações sejam minimizadas;

Idade e Condições de Saúde – os animais com idade avançada e em condições de saúde debilitada precisam ter cuidados redobrados no caso de sofrerem algum tipo de mudança física ou de ambiente que tenha mudança climática, pois além das variações naturais das mudanças acontecidas, existe o aspecto da fragilidade da saúde do animal;

 Mudanças Ambientais Na Vida De Animais Não Domesticados

Os animais não domesticados e que não são normalmente criados em residências também sofrem com as mudanças ambientais que estão passando o mundo atualmente. Devido a isso, inúmeros animais foram afetados em relação ao seu habitat natural e quanto ao seu comportamento.

Muitos estudiosos acreditam que em um futuro próximo, devido as inúmeras alterações climáticas, sejam essas alterações provocadas pelo homem ou não, irão causar extinção de varias espécies de animais do nosso planeta.

Os estudos comprovaram que o aquecimento global está gerando temperaturas cada vez mais altas em todo o planeta, e essas temperaturas afetam a reprodução de animais como: tartarugas, golfinhos, baleias, e é capaz de alterar os hábitos de migração das aves.

Outro fator animal que o aquecimento global está afetando é a hibernação (estado de inatividade dos animais, que se caracteriza pelo baixo metabolismo, baixa temperatura do corpo e aproveitamento das gorduras corporais durante o tempo de hibernação), que da mesma forma como o sono do ser humano é alterado pelo calor, o estado de hibernação dos animais, principalmente dos ursos, sofre alterações devido o aquecimento do planeta.

Além disso, as mudanças climáticas estão fazendo com que as espécies animais e vegetais estejam perdendo tamanho com o passar dos anos. Inclusive, varias dessas espécies de vegetais são fonte de alimentação para animais e pessoas.

Os impactos dessas mudanças ambientais, devido a grande elevação das temperaturas, das mudanças nos padrões de chuva, na mudança no tamanho das espécies vegetais e animais podem ter consequências gravíssimas para o ecossistema e por consequência para todo o planeta terra.

Foram observadas e detectadas alterações nos habitat naturais dos animais, mudanças nos ciclos reprodutivos dos animais, etc. por isso temos que buscar preservar nosso planeta e os seus recursos naturais para que as mudanças climáticas não decretem o fim das espécies animais e vegetais e da própria vida humana em toda a terra.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cuidados

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *