Mini Vaca

A vaca é um dos animais mais populares de todo o mundo. Ela é a principal fonte de carne bovina do planeta, sendo um animal cultivado em partes diversas do globo e considerado altamente lucrativo, pois há uma grande facilidade de adaptação em diferentes condições climáticas. Seja no frio, na neve ou no calor, as vacas, assim como os bois, que são os machos da espécie, são criadas em todo o mundo pela sua praticidade.

A mini vaca é uma vantagem para a criação, pois não requer muitos gastos, principalmente com água e comida, pois os bovinos se alimentam principalmente de grama, mastigando-a o tempo inteiro.

O tamanho dos bovinos varia muito, mas normalmente uma vaca tem até 2 metros de altura, com um peso que pode variar também, geralmente ficando em torno dos 100 quilos. A vaca é um produto agrícola muito valorizado no mundo todo, pois o animal fornece a carne, um dos alimentos mais utilizados na dieta do homem, apesar de ser um mamífero em sua essência. Assim, é comum ver leilões de vacas, sempre selecionando aquelas melhores, não apenas em regiões rurais do Brasil, mas até pela televisão, por meio do canal Rural.

Tipos de Mini Vaca

No geral, há dois tipos de vacas: as leiteiras, que são mais musculosas, e por isso a carne é mais dura e imprópria para o consumo. Assim, essas vacas são mais usadas para a produção do leite e em regiões mais acidentadas e montanhosas, que não são próprias para que os animais andem, já que podem criar músculos com essa atividade.

Já para as vacas criadas para o corte bovino é preciso de planícies, assim elas não andam muito e não criam músculos. Essas vacas menos musculosas têm que ter uma alimentação especial para não criarem muita gordura, já que esta é indesejada para o consumo humano. Por isso, há essencialmente dois tipos de vacas e o mesmo se aplica aos bois.

Uma tendência de hotéis fazenda ou de fazendas de criação é o uso de mini vacas. Elas são exclusivamente brasileiras, criadas em Uberlândia, no estado de Minas Gerais, como resultado de muitos estudos para criar um bovino de pequeno porte, mas que tenha as melhores características dos animais “grandes”. Para isso foram necessários vários anos de pesquisas até  se obter as mini vacas atuais.

As mini vacas são animais dóceis, mansos, com produção de leite de 4 a 12 litros/dia e com uma carne muito tenra e macia, de ótima qualidade. As mini vacas são usadas tanto para a produção de carne como para a de leite, e também em hotéis fazenda, como opção de entretenimento para crianças e adultos, pelo aspecto fofo e muito dócil delas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Criação

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Ola amigo gostaria de saber emdereço de sua propriadade e telefone para nos emtrar em contato.
    tenho dois netos e estão querendo as mine vaca,

    Eu jose carlos . moro em cachoeira dourada de goias.
    064 34341139

    jose carlos 20 de outubro de 2013 20:01
  • gostaria de saber de valores de mini animais para futura compras

    luiz costa 9 de outubro de 2014 23:04
  • gostaria de saber o preço da mini vaca
    a que esta sendo comparada com o boi na foto
    aguardo resposta !

    myllena 13 de abril de 2015 9:16

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *