Como Criar Peixe Beta

Nós seres humanos temos o costume de criarmos animais de estimação (cachorros, gatos e outras espécies animais), que acabam se tornando parte integrante de nossa rotina e sendo seres muito importantes para cada um de nós.

Entre os animais criados estão os peixes ornamentais, que geram efeitos ornamentais e estéticos em uma residência, como também auxiliam as pessoas a trabalharem a sua paciência e ajudam a combater o estresse.

Um ambiente que tem a presença de peixes ornamentais, consegue transmitir um aspecto de calma e tranquilidade ao ambiente. 

O Peixe Beta

O Betta Splendens ou simplesmente Beta é uma espécie de peixe que possui grande popularidade no mercado de comercio de aquários e peixes ornamentais. O peixe beta é muito conhecido devido a sua coloração bonita e exuberante que ornamentam os aquários.

Essa espécie de peixe é resultante de uma mutação genética causada pelo homem (os betas selvagens não lembram o belíssimo peixe ornamental) e o peixe beta possui esse nome, devido ao fato dessa espécie ter sido descoberta em uma região da Tailândia que ficava próxima a uma tribo chamada ikan bettah.

O peixe beta é popularmente conhecido pelo nome de peixe combatente ou peixe de briga, devido a uma de suas características que é a agressividade que ele manifesta aos outros peixes beta.

Essa agressividade do peixe beta é manifestada como forma de defesa, pois ele só briga quando aparece um outro peixe macho (do tipo beta) no território que ele está habitando. Devido a essa característica, é comum vermos pessoas colocarem dois peixes betas machos em um pequeno aquário, para que eles briguem (rinhas) até que um deles morra.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=CNGNfCeMD_A[/youtube]

As Características e Os Cuidados a Serem Tomados Com o Peixe Beta

O peixe beta é um tipo de peixe ornamental que é simples de ser cuidado, pois não exige muita atenção, tempo e cuidados da parte de quem cria.

O habitat do peixe beta é um pequeno espaço, com pouca quantidade de oxigênio e sem a existência de obstáculos.

O peixe beta se caracteriza por ser um peixe ornamental que apresenta cores muito bonitas e exuberantes, se tornando encantador pelo colorido.

O peixe beta, normalmente, é criado isoladamente (muitas pessoas criam em potes de vidro de café), e apesar da fama e apelido, é um peixe muito dócil. O peixe beta consegue conviver de forma harmônica e tranquila com peixes de outras espécies, no entanto se colocado com outro peixe beta macho em um mesmo local, a sua agressividade irá se manifestar.

As fêmeas podem se tornar agressivas quando são colocadas em um pequeno aquário, e a peixe beta fêmea de maior tamanho assume a liderança e domina as demais fêmeas. 

Pelo fato do peixe beta não precisar de muito espaço para crescer e se desenvolver de maneira plena, por isso pode ser criado em qualquer local: um pequeno aquário ou em beteiras, que podem ser adaptadas através de: vidros de café, vidros de maionese, pequenas compotas e usando a criatividade você pode cortar garrafas pets e criar pequenos viveiros para essa espécie de peixe ornamental.

O peixe beta é muito resistente, e pode chegar a viver muitos anos desde que o criador tenha os cuidados necessários com a alimentação e a limpeza da água do aquário ou beteira.

O custo de manutenção do Peixe Beta é muito baixo, necessitando de poucos cuidados para que o peixe se desenvolva e viva por um longo tempo.

Entre os cuidados necessários com a criação do peixe beta é a questão da temperatura da água. É interessante que a mesma oscile numa variação de 22 (vinte e dois) a 30 (trinta) graus, saindo desse intervalo é preocupante para a sobrevivência do seu peixe ornamental. Para o controle da temperatura, você irá ter e necessidade de um termômetro apropriado para as medições.

Procure observar o seu peixe beta todos os dias (pode fazer isso na hora em que for dar o alimento) e observe características como: apetite, manchas na pele, pintas na pele e qualquer outro sinal estranho. Qualquer variação pode ser sinal de alguma doença estar acometendo o seu peixe beta. 

 A Alimentação Do Peixe Beta

O peixe beta pode ser alimentado com alimentos apropriados para peixe. No mercado existem diversas possibilidades que satisfazem as necessidades do peixe ornamental.

Você pode colocar em média 4 flocos ou grãos de ração para peixe, em uma média de 02 (duas) vezes ao dia.

É necessário cuidado para não colocar comida em excesso para o seu peixe beta, pois alem de evitar que ocorra o desperdício de alimento, você evita que a água fique suja, pois como normalmente as beteiras não apresentam filtro, a comida irá ficar podre, o que prejudica tanto a qualidade da água, como pode ocasionar doenças ao seu peixe ornamental.

Caso o seu peixe beta não consuma todo o alimento que você colocou, procure adquirir em lojas especializadas uma rede apropriada para retirar os restos de alimento que ficaram na beteira.

Não se preocupe se o seu peixe beta passar vários dias sem se alimentar, pois como o beta é de uma espécie bastante resistente, ele consegue ficar um tempo sem se alimentar e sem causar danos a sua saúde.

Os especialistas em peixes ornamentais recomendam cuidados com a alimentação adquirida, principalmente as rações do tipo bolinha que não possuem nenhum rotulo, pois elas podem não ser uma ração apropriada para o peixe beta e acabar fazendo algum mal ao peixe que você cria. 

A Manutenção Das Beteiras

O peixe beta exige poucos cuidados da parte de quem o cria, no entanto um dos principais cuidados a serem tomados é com a água da beteira.

A água precisa ser sempre limpa e é ideal que seja trocada a cada 10 (dez) dias. Para manter as condições de temperatura e ph da água, deve ser evitada a troca completa da água. Essa atitude aumenta a resistência do peixe beta contra doenças e outros problemas.

Procure se certificar se a água nova que será colocada na beteira está em condições parecidas de temperatura e de ph.

 Considerações Finais

Tomando os devidos cuidados e seguindo as dicas acima você pode começar a sua criação de peixes beta. Saiba que os betas podem gerar mais de 500 (quinhentos) ovos em uma única fecundação, portanto dá para pensar em um cultivo com fins comerciais, pois além de serem peixes procurados o lucro na venda geralmente compensa o trabalho. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Criação

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • peixe beta da lucro obrigado boa noite

    rodney 2 de fevereiro de 2014 19:40

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *