Animal de Estimação Adequado para a Pessoa

Características de Cada Animal

Atualmente em quase todos os lares ,há um animal de estimação. No entanto, a escolha de que tipo ou raça de bicho é importante, pois além da companhia e diversão, é uma decisão que requer muita responsabilidade.

É necessário, a pessoa saber qual o melhor animal que se encaixa no perfil, da dinâmica de sua casa e dos seus familiares, pois ela será a protetora desse novo membro da família por muito tempo. Especialistas em comportamento animal, listaram algumas características de algumas espécies, como pássaros, cães, gatos, entre outros

Cão como Animal de Estimação

Quando se acolhe um cão, não importando a raça se é um poodle, vira lata ou labrador, é importante verificar se a atividade daquela raça específica, é condizente com o estilo de vida que a pessoa leva. Os cães em geral são companheiros e trazem alegria, sendo o animal de estimação ideal para quem tem tempo e disposição para se dedicar a eles.

Normalmente, afetivos e brincalhões, eles precisam sempre de muita atenção. De acordo com cada raça, o comportamento do animal pode variar, por exemplo, enquando os cães da raça Border Collies, são muitos ativos e com muita energia, os Buldogues são cachorros com ritmo bem mais lento. Por isso, é necessário uma avaliação do modo de vida do indivíduo, para saber se é compatível com o comportamento do animal.

Companheiro

Outro cuidado que se deve ter é quanto ao porte do cão, que deve ser adequado ao tamanho do apartamento ou da casa onde a pessoa mora. Os cães em geral necessitam de alimentação duas ou três vezes ao dia, banhos quinzenais e passeios diários, além de treiná-los para obedecer, onde fazer suas necessidades diárias, por exemplo.

Cão de Guarda

Esse tipo de animal é adequado, para cuidar da casa e dos membros da família, sendo bastante fiel, mas necessitam de um treinamento adequado, para proteger seus donos. É aconselhável para pessoas que moram em casas grandes, com quintal ou jardins.

Especialistas advertem que é preciso adestrá-los, mas também dar amor e carinho para eles. Geralmente ,necessitam de exercícios e uma alimentação específica para cães de grande porte.

Treinados

Principalmente os cães de raças como Fila ou Rottweiler, necessitam de constantes atividades, para não ficarem ansiosos. Para que esse tipo de cão conviva de forma pacífica com outras pessoas, é fundamental que ele passe por um treinamento de obediência ao seu dono.

Gato como Animal de Estimação

Os gatos tem como principal característica, serem carinhosos, mas são bem mais independentes do que os cães, por isso é o animal de estimação certo, para quem reside em locais com pouco espaço, ou não ficam muito tempo dentro de casa. Por seu comportamento de mais autonomia, o gato, apesar de sociável e afetuoso, suporta melhor a ausência do dono.

Carinhosos

Normalmente, necessitam de uma caixa de areia para fazerem suas necessidades, e alimentação duas vêzes ao dia. É importante dar para eles, brinquedos para que possam afiar suas unhas, evitando estragar os móveis da casa. Outro cuidado importante, é colocar telas protetoras nas janelas, para evitar acidentes.

A castração é outra medida recomendada, para os animais que saem sozinhos, para evitar a vinda de filhotes não planejados. Em casa de pessoas alérgicas, esses animais devem ser evitados, pois alguns indivíduos tem alergia aos seus pelos.

Salete Dias

2 comentários

  1. gostaria de saber, sobre esta primeira vigura de cachorrinho. Lindo!!! gostaria de saber raça, seus costumes e preço.
    obrigada
    nei

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>