Formigas de Árvores e Lagarta Se Ajudando

As espécies que vivem inseridas na natureza, como as lagartas, precisam encontrar mecanismos que contribuam para a sua sobrevivência frente às dificuldades que o ambiente pode criar, nesses contextos surgem relações que parecem improváveis. A seguir vamos falar um pouco mais sobre como as formigas e as lagartas convivem de maneira vantajosa pelo menos para as últimas.

Convivência que Vem dos Sons

Um estudo realizado nos Estados Unidos, por uma equipe de pesquisadores italianos, chegou a conclusão que duas espécies de lagartas encontraram como meio de sobrevivência a imitação dos ruídos emitidos pelas formigas. Para quem não sabe as formigas, comprovadamente, se comunicam por meio da emissão de sons característicos que permitem que elas se percebam entre si.

As larvas de borboleta do gênero Maculinea conseguem realizar a imitação dos sons dessas formigas de maneira que conseguem se ‘infiltrar’ nos formigueiros. É mais ou menos como conseguir a senha para entrar numa sociedade secreta, a partir do momento que as lagartas conseguem imitar os sons das formigas tem o ‘direito’ de entrar no formigueiro, a casa delas. Uma vez dentro da casa das formigas, as lagartas, conseguem ter acesso a um lugar seguro dos predadores e também a comida.

Interferência no Sistema de Comunicação

Os sons funcionam como sistema de comunicação das formigas tendo grande complexidade e sendo diferente entre as operárias e as demais castas do formigueiro (diferentes classes). Os sinais acústicos emitidos transmitem informações, as formigas conseguem se organizar e manter seu estilo de vida dessa maneira. O estudo citado anteriormente objetivava, entre outras coisas, descobrir se parasitas como as lagartas conseguiriam interferir na comunicação das formigas.

Conclusões do Estudo

Para chegar as respostas os cientistas gravaram os sons que eram emitidos pelas formigas do gênero Myrmica e os sons reproduzidos pelas lagartas. Ao fazer a comparação dos sinais acústicos e as respostas das formigas os estudiosos se deram conta de que as lagartas conseguem fazer a imitação da comunicação das operárias e também das rainhas.

Convivência

O estudo ainda desejava investigar como se dava essa convivência entre formigas e lagartas. Os cientistas concluíram que as duas espécies de lagartas imitadoras de sons conviviam de maneira diferente com a colônia de formigas. Uma das espécies se infiltrava para conviver e se alimentar do que era colhido pelas formigas operárias. Já a segunda espécie de larva se alimentava das próprias formigas.

A espécie não-predadora tem mais facilidade em imitar as formigas operárias sendo sobre elas a sua maior influência, o objetivo dessas lagartas é conseguir ser identificadas como membros da colônia. Já no segundo caso, a das lagartas predadoras, o mais importante era passar despercebidas até o momento do ataque as hospedeiras.

Inquilinismo

A relação ecológica interespecífica desenvolvida entre as formigas Myrmica e as lagartas das borboletas Maculinea é o que se chama de Inquilinismo que pode ser considerado em alguns casos como um tipo de parasitismo. Devemos ressaltar que o conceito de Inquilinismo se refere a uma relação em que uma das espécies tem benefícios sem causar prejuízos à outra. Nesse caso uma das espécies de lagartas não se comporta tão bem enquanto inquilina alimentando-se das hospedeiras.

Imitação na Natureza

É interessante destacar que a convivência entre espécies por meio da imitação de comportamentos e características físicas é mais comum do que parece. Algumas espécies podem imitar tanto a cor quanto formas de agir de outros animais para enganar as suas presas ou para fugir de predadores.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Insetos e Aranhas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *