Cabrito

Este animal pertencente a família bovidae e subfamília de caprinos, sendo da extensa classe dos mamíferos. Bode é o animal macho, a cabra é a fêmea e cabrito é o modo como são chamados os animais muito jovens. Entre todas as espécies de animais domesticados, os caprinos são os ruminantes de tamanho menor. Sua descendência é proveniente do Oriente Médio e do Mediterrâneo, mais especificamente de uma espécie denominada como Bezoar.

Receita

Características

As mais marcantes destes animais é que tanto os machos como as fêmeas apresentam barba e chifres. O formato dos seus chifres podem apresentar algumas variações, sendo em forma de uma espiral ou ainda curvos, em muitos casos podem ocorrer chifres com seu lado interno bastante afiado. O pêlo dos cabritos possui variações entre ser muito curto ou mais comprido, por vezes poderá ser bastante áspero ou mais macio, isso vai depender especificamente do modo como é feito o controle de cada criação e também de seu habitat natural. A procriação das cabras se dá em torno de 150 dias.

Cabrito

Utilização

Os criadores desta espécie se dedicam a ela para obter benefícios financeiros com a comercialização de sua lã, que pode ter algumas variações de acordo com as especificidades de cada raça, desta criação também se aproveita o couro, o leite, a carne e por vezes, até mesmo o seu estrume. É bastante comum pessoas que se utilizam muito de produtos provenientes de caprinos, o leite é um bom exemplo, pois a intolerância a certos tipos de leite fez crescer o consumo de leite de cabra, que aliás é muito rico em nutrientes. O queijo proveniente da cabra também é muito apreciado.

Carne

Curiosidades

As cabras são ruminantes que saem em busca de seu próprio alimento de forma muito eficiente, pois elas são exploradoras excelentes. A falta de manejo adequado dos rebanhos vem se tornando um problema ambiental muito grave em alguns locais mais específicos do planeta. A sobrevivência destes animais se dá de forma natural em regiões montanhosas, pois a sua pelagem é bastante grossa e os protege dos frios mais intensos que ocorrem nestas zonas. O bom desenvolvimento de seus pulmões também facilita a sua permanência nestes locais. Os cabritos de um modo geral costumam exalar um forte odor, muito desagradável que sai de uma glândula que se localiza embaixo de seu rabo. O fato de ter extrema facilidade de sobrevivência faz com que os cabritos se tornem verdadeiras pragas em alguns locais como em ilhas, por exemplo. O som emitido por estes animais se denomina balido, sua longevidade gira em torno de 20 anos e o período de uma gestação desta espécie é cinco meses. Bodes podem se apresentar muito violentos na presença de estranhos, mesmo os que são considerados como domesticados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento · Médios

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *