Dicas de Petiscos Para Cães

Quem tem pets em casa está sempre preocupado com a alimentação dos animais, mas fica chato oferecer somente a ração todos os dias, às vezes é legal variar um pouco, oferecendo petiscos saborosos e nutritivos. Esses petiscos podem ser encontrados em lojas que vem produtos para cães e gatos, como os pets shops, o difícil nisso tudo é encontrar apenas uma opção, pois são tantas que escolher uma somente, é quase impossível.

Os petiscos mais conhecidos pelos donos de animais são aqueles ossinhos, que podem ser feitos a partir do uso de couro ou ainda outros que possuem a forma de bifes, e, é claro, aqueles biscoitinhos próprios para cães que se assemelham a ossos, e também fazem grande sucesso. Os petiscos próprios para os cães não atuam somente na mudança da dieta alimentar do pet ou até mesmo para diverti-los por determinado tempo.

Essas guloseimas animais servem ainda para reforçar o comportamento positivo, especialmente durante o treinamento dos animais. Muitos daqueles vendidos nos mercado auxiliam ajudam no tratamento e na prevenção de caries e do tártaro, deixando os dentes dos animais muito mais limpos.

As gostosuras utilizadas no programa de treinamento costumam ser bem mais aromáticas, saborosas e fácil de serem ingeridas, já que se for assim, o cão vai querer sempre mais e reconhecerá logo de pronto seu aroma, ainda que seja de longe. Aqueles que são de couro e não possuem corante em sua composição têm maior durabilidade e também auxiliam na remoção de sujeiras no dente.

Há ainda a possibilidade de se fazer esses biscoitinhos em casa, de forma caseira, porém, há de se ter cuidado com os ingredientes e porções usadas, para não prejudicar a saúde do animal. Também é importante salientar que os petiscos não podem virar a comida diária do animal, senão não haverá uma manutenção de uma dieta saudável e balanceada.

Outra excelente opção de alimentação são os legumes e frutas, também é preciso ter bastante cuidado, pois frutas e legumes não devem trazer prejuízo à dieta ou serem dados em excesso aos cães, isso pode afetar a saúde dos animais.

Da mesma forma que nós, seres humanos, os animais também adoram dar um fugidinha da rotina normal, já que comer a mesma coisa todos os dias cansa até mesmo os cães. Por isso, os petiços são uma excelente opção na hora de variar o cardápio cotidiano.

Ideias Inteligentes de Petiscos Saudáveis Para seu Animal de Estimação

Quem pensa que petiscos para animais não podem ser nutritivos e saudáveis está muito enganado. Veja logo abaixo algumas incríveis ideias e deixe de lado os biscoitinhos prontos e bifinhos:

  • 1/2 castanha do Pará ou ½ noz ou ainda 01 amêndoa inteira, e deixe de lado a macadâmia, pois têm substância que causam toxidade aos pets.
  • 1/4 de uma maçã sem sementes ou um pedaço de banana ou ainda alguma outra fruta boa e gostosa, menos a uva que também faz mal para o animal.
  • 01 pedaço de queijo branco pode entrar na lista, sem medo
  • 01 ovo cozido de codorna também é bem legal.
  • 01 pedaço de cenoura crua pode ser um excelente petisco

O importante na hora de dar petiscos aos pets é fazê-los com moderação, pois os mesmos não são necessários na dieta, é apenas uma fuga do trivial, portanto não podem ultrapassar os 10% da alimentação normal. Por exemplo, se um animal recebe 300g de ração ou alimentação caseira ao longo do dia pode receber aproximadamente 30 g de petiscos e não mais que isso. Uma quantidade além dessa pode interferir substancialmente na alimentação do animal e até levá-lo à obesidade.

Receitas Caseiras de Petiscos Para os Pets

Receita de biscoito de aveia e banana, perfeito para o pet

Ingredientes a serem usados:

  • 01 banana nanica já madura, mas descartada a casca
  • 01 unidade de ovo inteira
  • 02 colheres de sopa, não muito cheias, de mel
  • Aproximadamente 50g de manteiga ou margarina sem adição de sal
  • 01 colher rasa de chá de canela em pó, sendo esse item opcional.
  • Mais ou menos 02 xícaras de chá de farinha de aveia integral, quanto bastante para que a massa chegue ao ponto ideal.
  • 01 xícara de chá de aveia em flocos grandes

Modo de preparar:

Pegue todos os ingredientes e misture, menos a farinha integral, até que se consiga uma massa lisa e bem homogênea. Devagar siga juntando a farinha até que a misture não grude nas mãos.

Com o auxilio de um rolo abra a massa, e corte os biscoitos com o formato desejado, depois, leve assar em forno de médio a baixo por mais ou menos 10 minutos ou até que os biscoitos estejam sequinhos e dourados. Deixe numa vasilha com tampa, e o tempo de acondicionamento não pode ultrapassar os 10 dias. Ofereça ao cão com bastante moderação.

Cookies de Fibras próprios para Cães

  • 02 xícaras de chá de farinha de linhaça
  • 01 xícara de chá quase cheia de farinha de aveia
  • 02 ovos inteiros e de tamanho grande, caso sejam pequenos, use 03
  • 01 colher de chá de fermento químico em pó
  • 01 xícara de chá, também quase cheia de farinha de banana, que pode ser encontrada em lojas que revendem produtos naturais.
  • 02 colheres de sopa de óleo de girassol ou canola
  • 01 colher das de chá de chá de aniz
  • 01 pitadinha de sal
  • 200 gramas de frutas frescas amassadas ou apenas os bagaços das mesmas, como morango, kiwi, abacate, caju, ameixa fresca, e nessa lista podem entrar os bagaços que sobram dos sucos feitos nas centrífugas, que são bastante nutritivos e ricos em fibras.

Modo de fazer

Numa recipiente misture primeiramente todos os ingredientes secos, e em outra vasilha proceda a mistura dos molhados, ou seja, do óleo, ovos e o bagaço das frutas.

Depois é só misturar os secos aos molhados até que tudo se transforme numa massa bem misturada

Numa forma retangular enfarinhada e untada ponha os cookies com a ajuda de 01 colher de e deixe aguarde até que descansem por aproximadamente 10 minutos.

Leve os mesmos assar em um forno de 180ºC por aproximadamente 25 min. Essa é uma receita própria para seu cão, porém, nada impede que você também consuma alguns.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Alimentação

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *