Como Alimentar Um Papagaio

Os papagaios vivem muito, e muito bem estando em cativeiro, muito mais do que se pode imaginar, desde que tratado com carinho e respeito afinal de contas é um bichinho que deveria estar livre. Mas se existe esta possibilidade, vamos respeitar o animalzinho não é verdade?

Muitas pessoas que são criadoras de papagaios, principalmente iniciantes tem dúvidas de que tipo de alimentação deverá ser fornecida para o animal. Antes de mais nada a alimentação oferecida deverá ser bastante balanceada e própria para o bichinho este que como resultados irá ter uma vida muito mais longa e também saudável. O termo que usamos como “dieta” nada mais é do que a soma dos alimentos e também os nutrientes necessários que poderão formar corretamente a alimentação de uma determinada ave. E por isso não tem haver com regimes alimentares para emagrecer.

As frutas por exemplo, precisam ser oferecidas para o papagaio, já que elas são fontes interessantes de nutrientes importantes para o animalzinho. É importante salientar que as frutas contam com mais de 80% de água na sua formação, e apesar disto não contam com proteínas, por este motivo é importante servir quantidades corretas de determinadas frutas.

Outro fator que é bastante importante na alimentação do papagaio é o que ocorre em algumas variações das sementes oferecidas que elas são fracas em determinados nutrientes e fortes em outros, por este motivo é importante existir um balanceamento. Apesar disto nem sempre o animal irá comer tudo que foi oferecido, e por isso é importante se balancear todo o alimento consumido pelo animal, fazendo inclusive um rodízio de sementes. 

Mitos Da Alimentação De Papagaios

Existe um forte mito de que algumas pessoas acreditam que é possível se dar ao animal semente de girassol, este tipo de semente é um pouco mais gorduroso e não deve ser servida em grandes quantidades, se ela for oferecida de forma balanceada e misturada para alguns outros grãos é possível sim oferecer para o animalzinho, vale lembrar que estas sementes tem um valor nutricional bastante importante na alimentação dos papagaios de forma geral, independente de sua raça.

Se você tiver uma destas aves em casa, procure nunca deixar de balancear as refeições delas, é possível se encontrar produtos e também rações para aves em diversas lojas do ramo. Confira a seguir algumas sugestões de dietas interessantes a serem oferecidas para os papagaios.

Dietas Para o Papagaio De Porte Médio

Todos os dias, é importante salientar que todos os  alimentos, como frutas, verduras e também legumes, deverão ser picados em cubos e também misturados entes de serem oferecidos.

Como Oferecer Frutas Para Seus Papagaios

As frutas devem ser oferecidas para papagaios diariamente, para isso é importante se escolher três frutas das que diremos a seguir, e seja disponibilizada uma quantidade equivalente a duas colheres de sopa de cada uma das frutas, estas que podem ser maçã, banana, laranja, esta que deverá estar descascada e também a laranja doce, a goiaba, a manga, o araçá, a jabuticaba, a pera, o melão, a melancia, a seriguela e também o maracujá.

Como Devem Ser Disponibilizados Vegetais Para Os Papagaios

Os vegetais deverão ser disponibilizados para os papagaios praticamente diariamente, é interessante oferecer couve, brócolis, e também porções de espinafre. Você poderá os colocar tanto presos na gaiola ou ainda deixar picados no chão da mesma, caso você ofereça para o animal picado deverá ser em torno de ½ copos do tipo americano. Você deverá escolher dois dos vegetais que iremos disponibilizar a seguir com a mesma quantidade de frutas, em duas colheres de sopa, para que possam ser misturados as frutas como cenoura, jiló, quiabo, abóbora, e ainda beterraba. 

Os Alimentos Cozidos

Para alimentos cozidos, é interessante oferecer alimentos como por exemplo o grão de bico, feijão fradinho, ervilha, lentilhas, milho de pipoca ou ainda milho de galinha, oferecendo um equivalente a 0,5kg de cada um dos tipos de grãos.

É interessante oferecer para seus bichinhos diariamente duas colheres e meia das de sopa da mistura por um período equivalente a 15 a 20 min e repartir na metade para a parte da manhã e a metade para oferecer durante a tarde, é interessante disponibilizar este alimento depois dás 16 horas. Sirva sempre frio estes alimentos.

Durante quinze em quinze dias é interessante se cozinhar um ovo de galinha que deverá estar bem cozido procurando deixar esfriar, corte ao meio e ofereça para seu papagaio, eles gostam demais de gemas.

Outro alimento que os papagaios gostam muito é abobrinha, sementes de melão e melancia.

Outro alimento que é interessante ser oferecido para os animais ás vezes um pedaço de queijo branco do tipo minas. Assim que ele comer e sobrar é importante tirar pois ele estraga e poderá fazer muito mal para seu bichinho.

Outra dica interessante a ser passada é que os papagaios adoram coco verde, a carne de côco e o milho cozido ou também cru. 

Como Oferecer Alimentos Industrializados Para Seu Animal

Quando for comprar alimentos industrializados, é importante comprar uma ração especifica para psitacídeos, ou seja, papagaios e também outros animais semelhantes, é interessante que seja oferecido em torno de quatro colheres de sopa.

Procure jamais comprar rações que estejam abertas ou sejam vendidas a granel. Se a sua ração apresentar qualquer tipo de bichinhos como traças, gorgulhos ou outros bichinhos procure jogar imediatamente fora.

As misturas de grãos para papagaios deverão ser oferecidas exclusivamente como guloseimas e não apenas como uma alimentação principal como acontece com a propaganda destes produtos é importante que este tipo de dieta seja removida da vida dos bichinhos de forma bastante gradativa que eles não irão sentir.

As quantidades sugeridas deverão ser preparadas durante a manhã, e divididas em duas partes iguais, além de serem fornecidas duas vezes ao dia procurando guardar o restante na geladeira.

Existem alguns animais que são proibidos de se dar para estes animais, como por exemplo o abacate, o morango, o aipim cru, doces e também chocolates. Isto é extremamente proibido. Seguindo todos estes cuidados certamente o seu papagaio irá viver por muito tempo, saiba que papagaios bem cuidados poderão ter até 75 anos de vida saudável. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Alimentação

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • merece elogios

    Tiara 7 de abril de 2015 22:34

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *