Animais Carnívoros

Saiba mais informações sobre os animais carnívoros e como é a sua dieta

De fato, todos sabem o básico sobre os animais carnívoros: eles comem carne. Este grande grupo de animais que compõem a fauna brasileira, é um dos grandes responsáveis pelo equilíbrio dos seres vivos em seu meio e ganham fama sobre tudo porque se alimentam de algo que pode se movimentar. A contraparte destes animais são os herbívoros, que se alimentam de vegetais, como por exemplo, as girafas e gafanhotos.

Não podemos denominar quem é maior, se são carnívoros ou herbívoros, porque existem diversos espécimes de animais que não conhecemos como populares, mas se alimentam de plantas. Só de insetos existem mais de mil tipos que possuem a base da dieta na alimentação de vegetais. Porém, pelo porte dos bichos, temos maior conhecimento dos animais carnívoros.

Leão

Leão

Exemplos de animais carnívoros

São animais carnívoros o leão, tubarão, leopardo, cobra, cachorro, gato, gaivotas, jacarés, alguns peixes e alguns pássaros. O homem também é um animal carnívoro, mas possui uma alimentação mista, pois também ingere vegetais, o que quer dizer que o ser humano é um animal carnívoro e herbívoro ao mesmo tempo. Assim como os humanos, há animais que se alimentam dos dois tipos de alimentos, como alguns cachorros quando domesticados, a comer ração ou vegetais e também carne.

Animais carnívoros são predadores

Os animais carnívoros possuem outro nome bem conhecido: predadores. Isso porque eles simplesmente não esperam que o outro animal esteja morrendo para comer, eles o caçam para matar e comer. A natureza é tão perfeita, que dá aos animais, instintos que os permitem saber e identificar que tipo de animal é adequado para a sua alimentação e como fazer para capturá-los.

Lobo Caçando

Lobo Caçando

Os predadores possuem seus sentidos mais aguçados, essenciais para a caça, como por exemplo, a visão e a audição. O maior sentido entre os animais, em especial os felinos, é o olfato. Um leão pode sentir o cheiro de sua preza há mais de um quilômetro. Os tubarões, por exemplo, podem sentir o cheiro de sangue há uma distância de muito mais que cinco quilômetros e em cerca de 50 mil litros de água.

Tubarão

Tubarão

O homem, por essência também tinha tais sentidos aguçados, mas os perdeu por sua baixa capacidade e falta de necessidade de ir à caça para se alimentar. Porém, caso um homem seja colocado em uma floresta e criado sem civilização, todos os seus sentidos primários para a caça irão voltar.

E você sabia que os animais carnívoros são de extrema importância para a vida na fauna? Sua alimentação, de outros animais, causa o equilíbrio na população do seu meio, evitando que outras raças se reproduzam em excesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>