Alimentos Que Podem Prejudicar o Animal De Estimação

Todos que criam animais sabem que eles exigem muitos cuidados, é necessária uma dedicação tamanha, além de cuidado, afinal seu bichinho de estimação não vive apenas de agua e ração.

Alimentos Que Podem Prejudicar o Animal De Estimação

Alimentos Que Podem Prejudicar o Animal De Estimação

Um animal de estimação precisa de muito carinho, mas de bastante disciplina, podemos comparar a criação de um animalzinho de estimação com a criação ofertada a uma criança, com os mesmos cuidados especiais, afinal ele é seu companheiro.

É seu bichinho de estimação quem traz muita alegria para a casa, ele sabe quando você não está bem, sabe até quando você está doente, por que não cuidar dele da mesma forma que ele cuida de você?

Para seu bichinho ter uma vida saudável além de carinho, é necessária uma alimentação ideal, passeios, higiene e todos os cuidados que temos que conosco.

Imagem de Amostra do You Tube

A Rotina De Um Animal De Estimação

Você pode achar que não é importante manter uma rotina na vida de um animal, seja ele gato, cachorro, pássaro. Essa rotina deve incluir tudo, desde a hora de dormir, a hora de acordar, passando pelas horas de brincadeira, a hora do passeio na rua e principalmente a hora de se alimentar, este é fundamental, pois ele sabe onde come e o que come desta forma não aceita comida de estranhos nem fora de hora e nem pega qualquer comida jogada para ele.

A Rotina De Um Animal De Estimação

A Rotina De Um Animal De Estimação

A Alimentação e Água

Já que começamos a falar da alimentação vamos prosseguir, é ideal que você fixe horários regulares para o seu bichinho comer, desta forma ele não passará muito tempo sem comer e também não comerá demais, afinal ele vai saber quando será a sua próxima refeição.

Deixe sempre água a disposição de seu bichinho, troque-a pelo menos 3 vezes ao dia. Fique atento para que a vasilha de agua não fique vazia deixando o animal com muita sede, lembre-se se você sente sede e calor, o seu animalzinho também sente.

Imagem de Amostra do You Tube

Cuidados Com a Saúde e Higiene

Pode parecer estranho, mas um animal deve ir ao médico assim como você também vai, ou seja, pelo menos uma vez a cada 6 meses, para saber se está tudo bem. São os veterinários que podem dizer se o seu animal está saudável, por isso não esqueça de fazer a visita periodicamente.

No quesito higiene você deve ficar atento aos banhos do seu animal, vale ressaltar que ele não pode tomar muitos, porém não pode passar muito tempo sem tomar banho, deve-se também escovar os dentes, afinal as caries e outras doenças da boca podem atingir cachorros e gatos. Todos esses cuidados devem ser feitos constantemente para evitar situações complicadas em um futuro próximo.

Foco Na Alimentação

Voltando a falar da alimentação de seus animais de estimação, afinal esta é uma das partes mais importantes, vamos falar especificamente dos cachorros. Evite a todo custo dar comidas caseiras, aquelas que chamamos de comida de panela, primeiro porque não tem os nutrientes necessários que os cachorros precisam, também não se deve ofertar doces e principalmente chocolates, eles possuem uma substancia que faz muito mal aos animais e os doces podem deixar os animais diabéticos.

Dê a seus cachorros uma alimentação balanceada, baseada em rações de ótima composição, com os nutrientes e ingredientes necessários para uma boa alimentação, além de vitaminas e sais minerais. Fazendo isso você preservará a saúde de seu bichinho e prolongará a vida dele por muito tempo.

Se quiser preparar o alimento de seu cão, você também pode fazer, é muito fácil e assim evitamos aqueles alimentos que não fazem bem para nossos animais de estimação. Você com certeza já alimentou seu animal de estimação com alguns alimentos impróprios e não aconteceu nada, mas saiba que nossa alimentação é prejudicial a saúde dos cães e dos gatos também.

Hoje encontramos uma diversidade de rações por isso devemos conhecer as necessidades dos nosso animal de estimação, pois cada bicho tem hábitos, personalidade, temperamentos diferentes e devemos tratá-los diferentes também, devemos saber escolher o tipo de alimentação adequada para cada animal para evitar problemas de saúde com nossos bichinhos, precisamos saber escolher o tipo de alimentação.

Saber qual o porte de seu bichinho para escolher os alimentos que fazem bem, e a melhor ração para ele, ou o tipo de comida caseira que você pode dar para ele ,por isso procure um veterinário para que ele lhe oriente sobre a alimentação ideal e os alimentos que prejudicam o organismo do seu bichinho e devem ser evitados, como já dito anteriormente o açúcar pode causar diabetes e doenças como a catarata, além de causar diarreia, problemas nos dentes e seu animal ganha peso excessivo.

As frutas são recomendadas pois elas são ricas em vitaminas e em antioxidantes, também é rica em sais minerais que faz bem para seu animal.

Evite Alguns Alimentos

As guloseimas devem ser evitadas pois fazem mal ao organismo, o leite também deve ser evitado pois grande parte dos animais apresentam intolerância a lactose e seu consumo pode causar dores abdominais, diarreia. Outro alimento que deve tomar cuidado são os ossos ofertados, alguns cães não conseguem mastigar os ossos e ao ingerir pedacinhos de ossos seu esôfago pode ser perfurado, além de que esse alimento resseca as fezes do bichinho, e ele fica com dificuldade para defecar.

Caso você queira dar um osso, opte por aqueles ossos que encontramos nas lojas de pets que são feitos da carne de boi e muito bom para estimular a dentição nos filhotes e também ajuda na limpeza dos dentes.

A carne devemos cozinhá-la, pois não devemos oferecer alimentos crus para que seu animal de estimação não seja contaminado por vermes, bactérias. Não devemos dar restos de comida para nossos bichinhos pois ela é composta de carboidratos,e nossos animais precisam de proteínas, de gordura, se você oferece restos de alimentação para seus animais saiba que a longo prazo a dieta de seus bichinhos pode causar desnutrição, uma anemia, entre outras doenças, procure um veterinário par ser orientado a montar uma dieta ideal ao porte de seu animal.

Segue uma lista de alimentos que jamais devem ser dados para seus animais de estimação

  • Café: pois a cafeína acelera seu coração e pode causar taquicardia;
  • Chocolate e o cupuaçu: eles contem proteína que causa vômitos quando ingerida em grande quantidade;
  • Noz-macadâmia: causa paralisia e tremores nas patas de trás dos cães;
  • Alho: o alho destrói as células vermelhas do sangue do seu animal, causando anemias e falência dos rins;
  • Cebola: ela vai causando danos irreversíveis que vão sendo acumulados ate aparecer os sintomas;
  • Uvas e uvas passas: Ainda não se sabe a razão, mas uvas e as uvas passas podem causar falência renal em cães;
  • Bebidas alcoólicas: o álcool diminui as funções cerebrais.

Agora que você já sabe o que faz mal e o que faz bem, administre a alimentação de seu bichinho de estimação, como se tivesse administrando a sua própria alimentação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>