A Importância Da Nutrição Dos Animais

Os nossos animais de estimação são como a gente, devem ter um cuidado especial, desde a higiene até a alimentação. Com os animais, não podemos simplesmente colocar a ração e esperar que eles comam, deve-se pensar em uma alimentação balanceada, que nutre e deixa seu animal bem, física e mentalmente.

A Alimentação Dos Animais

A alimentação é um elemento essencial para a sobrevivência de todos no mundo. É por meio da alimentação que adquirimos os nutrientes necessários para sustentar nosso corpo com energia, e em funcionamento, por isso é fundamental ter uma boa nutrição.

É fundamental que os animais tenham uma alimentação compatível que possa suprir as exigências particulares de cada animal, e que vai diferir de acordo com a idade, com a raça, com estilo de vida e com o estado físico do pet.

A refeição dos animais deve ser equilibrada de acordo com sua espécie, os animais domésticos aceitam a alimentação que seu dono oferece, mas os que vivem na natureza escolhem sua alimentação de acordo com o seu organismo achar que é necessário.

Nada De Comida Humana

É importante também não criarmos o hábito de dar aos animais a comida que os homens consumem. Pois pode causar alterações e fazer mal a saúde do seu animal.

A maioria dos donos de animais não sabe que, na verdade, a comida dos homens está prejudicando a saúde dos animais. Isso acontece porque as necessidades nutricionais dos bichos, principalmente os que estão em fase de crescimento e amamentação, são diferentes das necessidades dos humanos. Saiba que os animais não digerem o carboidrato, por essa razão o pão, que é um produto saturado de carboidratos, é proibido para os animais.

Os Alimentos Que Podemos Dar Aos Bichinhos

Não pense que todos os alimentos são acessíveis para você alimentar o seu bichinho e deixar seu animal satisfeito, feliz. As opções são restritas, mas você pode alimentá-lo com algumas frutas, verduras e alguns petiscos, pode usar o tomate, o brócolis, a cenoura. As frutas que estimulam o apetite dos cães são melancia, a pera, a maçã, o mamão, mas se você quer oferecer um petisco procure um que não cause alergia e também problemas intestinais.

Seu bichinho necessita de uma avaliação feita por um veterinário, pois ele indicará as deficiências do seu animal e recomendará o tipo de alimentação necessária para seu pet ficar nutrido e também saudável.

Alimentação Diferenciada é Importante

Temos como exemplo os filhotes onde é necessário ofertar uma alimentação diferenciada que apresenta um agrupamento de nutrientes para prevenir os problemas de crescimento, de obesidade, problemas ósseos e de outras doenças.

Saiba que é muito importante a alimentação das fêmeas que estão amamentando, pois os nutrientes do leite provêm da alimentação da mãe, assim precisamos oferecer uma alimentação de qualidade e também em maior quantidade para que a mamãe pet não perca peso e não prejudique sua saúde e a dos filhotes.

Os Nutrientes Das Rações

Os alimentos industrializados dispõem de nutrientes na sua fórmula, mas a diferença entre os padrões do alimento (Premium, super Premium, econômico, standard) está na quantidade e a qualidade das proteínas que contêm o alimento, quem tem animal de estimação precisa conhecer a composição básica desse alimento, pois precisamos conhecer a garantia do produto, os padrões nutricionais, a categoria do alimento para facilitar a escolha do alimento.

Os Erros Que Cometemos

Sabemos que com uma alimentação correta vamos garantir o vigor, a energia, além de um sistema imunológico devidamente preparado e seus ossos e dentes mais fortes. Tem dono de animal que prefere alimentá-lo com restos de comida para diminuir a despesa, saiba que a nossa alimentação tem muito tempero, também tem condimentos, por isso não é recomendada para os animais de estimação.

Mas quem nunca deu para seu bichinho um pedaço chocolate, um doce, um pedaço de bolo, achando que é uma guloseima inócua, que não vai fazer mal, saiba que esse tipo de alimento pode deixar seu animal doente e também pode matar seu animal.

Diarreia, a constipação, a obesidade, as cáries, úlceras são algumas das doenças que uma alimentação inadequada, e consequentemente a falta de nutrientes pode causar.

Se você costuma oferecer a seu animal esses tipo de petiscos, ou sobras de sua alimentação não está pensando nas necessidades de seu animal, pois se o alimento for gostoso para seu animal a propensão é que ele vai querer esse alimento sempre, e não vai consumir a dieta balanceada.

Muitas vezes presenteamos com doces os nossos cães achando que esse alimento lhe dará a sensação de felicidade, mas as substâncias e o açúcar encontrados no alimento não são indicados para animais.

O chocolate como exemplo é uma guloseima que contém teobromina, é um estimulante que age no sistema nervoso e os cães aparenta ter muita suscetibilidade a teobromina, mas cada raça tem seu grau de sensibilidade que é maior do que nos homens.

De acordo com a quantidade de chocolate ingerida pelo animal ele pode ficar intoxicado e aparecer vômitos, ficar muito agitado, pode ter dificuldade de se locomover, ele pode aumentar a ingestão de líquidos, pode ter tremores musculares, ter taquicardia, pode ter febre, ter convulsões e pode morrer, se seu cachorro estiver intoxicado com chocolate procure um veterinário com urgência.

A Alimentação Ideal

Como já falamos uma alimentação correta é indispensável para a saúde do seu bichinho, nos alimentos balanceados encontramos os nutrientes que ele necessita, cada tipo de animal tem suas necessidades assim é muito importante que o animal coma alimentos específicos para sua espécie.

Como existem muitas marcas de ração é importante escolher uma que mantenha a qualidade de vida do seu animal. As rações estão classificadas pelo tipo de matéria prima usada na sua fabricação. A super-premium é a que possui melhor fonte de nutrientes. As fontes de proteínas usadas pode ser a do frango (vísceras, carcaça, carne, os pés, o ovo) em todas as partes tem proteína, mas a de melhor qualidade é a da carne do frango e a ração que usa essas proteínas também tem uma boa qualidade.

As rações também estão divididas em subtipos (filhote, adulto, diet, sênior, alta energia, tamanho do animal, e também para aquelas necessidades específicas, cadelas prenhes, amamentando). Tem também aquela para animais com problema de saúde (diabetes, obesidade, alergias, problemas urinários, intestinais, renais e hepáticos).

Tem os sabores carne de boi, frango, fígado, arroz, peru, carneiro, e outros sabores. Para as cadelas prenhes precisamos fornecer uma ração própria para filhotes por causa da necessidade calórica da fêmea que vai produzir leite, depois do desmame ela volta a comer ração normal.

Também existe as rações que são adequadas aos animais que tem atividades (trabalha) como um cão policial que precisa de mais energia do que os animais que ficam em casa.

O alimento mais indicado para os animais são as rações que já estão prontas e também balanceadas, basta escolher de acordo com seu animal e com suas necessidades, se você tiver alguma dúvida procure um veterinário ele lhe indicará a melhor alimentação para seus bichinhos.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Alimentação

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *