A Importância Da Amamentação Dos Filhotes

Um filhote saudável é o resultado de alguns fatores e o principal deles é a amamentação. Para que um filhote, seja ele um cão, um gato, um porco ou qualquer outro mamífero, cresça saudável e forte precisa de nutrientes para a sua manutenção. Esses nutrientes específicos vêm do leite da sua mãe.

Além disso, os filhotes adquirem anticorpos que vem da sua mãe através do leite e que os ajudam a crescer com mais saúde. Podemos fazer um paralelo com o ser humano, pois assim como um bebê humano precisa do colostro os filhotes também. Animais que não são amamentados são mais fracos e em muitos casos nem sobrevivem.

Período De Amamentação De Cães e Gatos

Para cães e gatos o período de amamentação varia de 30 a 40 dias depois do seu nascimento. Esse contato entre mãe e filhote é essencial para o seu crescimento e para uma nutrição perfeita. Quando existe a separação entre mãe e filhote antes de que esse período esteja completo prejudica e muito o desenvolvimento desses filhotes já que não existe nenhum alimento mais nutritivo para eles que esse leite.

Nos casos em que não é possível que haja a amamentação é recomendado o uso de sucedâneos lácteos para filhotes, mas é bem importante tomar cuidado com o uso desse tipo de alimento uma vez que ele pode ser o responsável por fortes diarreias nos animais. Sendo assim os especialistas apenas indicam o uso de sucedâneos lácteos nos casos em que o animal é órfão.

A Introdução Da Ração

Quando o animal tem em torno de 20 dias pode começar a se alimentar também de ração, desde que essa seja de boa qualidade. Aliás, essa ração pode ser até a mesma que é oferecida a cadela que está lactante. A ração deve ser de boa qualidade e para filhotes, pois quando garantimos que a mamãe cadela coma essa ração estamos lhe oferecendo os nutrientes adequados para a manutenção da sua saúde ao longo da lactação.

Geralmente quando as cadelas tem uma ninhada muito numerosa podem acabar emagrecendo muito porque produzem muito leite. Para que o leite seja de qualidade é fundamental que a mãe esteja bem nutrida e saudável. Além disso, cuide para que sempre os filhotes e a mãe tenham acesso a água fresca.

Saiba que a água é o principal componente do leite e quando ele está em falta pode haver uma queda na produção do mesmo pela mãe. Garanta uma boa alimentação para a mãe para ajudá-la a ter uma saúde intestinal melhor, pois a migração é lenta e progressiva o que pode sobrecarregá-la. A mãe se recuperará muito mais rapidamente com bons alimentos.

Vantagens Da Amamentação Para Filhotes

Podemos dizer que não existe uma, mas sim várias vantagens que a amamentação traz para a saúde e desenvolvimento dos filhotes. Saiba que grande parte dos filhotes que passam pelo desmame precoce tem déficit de crescimento. Isso faz com que o animal não consiga se desenvolver como deveria porque não tem os nutrientes necessários.

Quando os filhotes em questão são cães existe ainda a questão das 24 horas críticas depois do seu nascimento. Nesse período o cão pode chegar a perder cerca de 10% do seu peso e por isso a amamentação é essencial para que ele possa recuperar esse peso.

Há ainda a necessidade de que os filhotes mantenham contato com a mãe durante algum tempo para que quando crescerem se tornem adultos mais seguros. Lembre-se que a amamentação é fundamental no primeiro dia de vida de um animal, pois o colostro é o responsável por dar imunidade passiva para os filhotes.

Como Amamentar Filhotes Recém-Nascidos Órfãos

Nem sempre tudo dá certo no parto dos filhotes e a mãe deles acaba morrendo. E a dúvida que surge é o que fazer com os filhotes recém-nascidos que precisam de alimento. Uma forma de ajudar esses animais que acabaram de chegar ao mundo é usar um método criado por veterinários que trabalham com resgate de animais.

As dicas a seguir podem te ajudar a alimentar filhotes recém-nascidos de cães ou gatos. Antes de qualquer coisa é importante saber que os cuidados com os filhotes vão exigir a sua dedicação e atenção. A forma mais prática e melhor para esses filhotes é substituir a mãe que se foi por outra que esteja em período lactante.

Porém, não é tão simples encontrar uma mãe lactante para resolver a questão e também porque muitas fêmeas percebem que o filhote não é seu e se recusam a lhes amamentar. Então é bom saber como partir para o faça você mesmo e assim tentar amenizar o problema que esses pequenos animais estão enfrentando.

Estímulo Da Respiração

Quando a mãe do filhote morre logo após o parto ou mesmo abandona o pequenino é fundamental que se faça o estímulo da respiração nos filhotes. Isso é feito através da limpeza do focinho do filhote recém-nascido. Massageie como se estivesse fazendo círculos e seja cuidadoso com o tórax.

Outros Cuidados

O retorno da respiração dos animais será facilmente observada através de sons como choro ou gritos ou mesmo pelo inflar e desinflar do tórax. Após esse restabelecimento é necessário fazer o estímulo da circulação periférica do animal. A ideia é substituir as lambeduras da cadela no corpo do filhote.

Faça uma massagem suave e delicada utilizando um pano que esteja limpo e seco. É importante também observar a temperatura corporal dos filhotes. A dica é usar lâmpadas incandescentes que ajudem a aquecer os filhotes, a temperatura deve ficar entre 30°C e 32°C durante as quatros primeiras semanas. Cuide para que os animais não encostem nas lâmpadas ou fiquem superaquecidos. Para verificar a temperatura use um termômetro.

Falta Do Colostro

O colostro é essencial para que o filhote se desenvolva com saúde então se ele não teve essa ingestão é necessário levá-lo a um veterinário, Os veterinários têm bancos de colostro e assim podem ajudar na imunização dos filhotes. Informe-se com o veterinário sobre qual tipo de leite artificial oferecer ao filhote e quais serão as frequências das mamadas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Alimentação

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *