Adestramento de Cães em Grupo

Ao decidir ter um cão como pet a pessoa assume a responsabilidade de criar e oferecer uma estrutura adequada para o animal. O momento da compra ou adoção do amigo de quatro patas costuma ser cheio de emoção e muitas pessoas não se dão conta de questões práticas que podem se tornar empecilhos para a boa convivência a longo prazo.

Antes de levar um pet para a sua casa pense na estrutura que você possui e o quanto esse cão pode crescer. Passada a avaliação do espaço reflita sobre o tanto de energia que esse animal precisa gastar por dia e o tempo que você tem para leva-lo passear. Ao encontrar um cãozinho que tenha a chance de ser feliz com as condições que você tem a oferecer lembre-se que ele ainda precisa ser adestrado.

Por que o Adestramento é Importante?

Os adestradores alertam que todo cão necessita de algum grau de adestramento, pois os ensinamentos vão além de simplesmente sentar e rolar. Animais que não passam por essa educação comportamental podem se tornar ansiosos e causar uma série de problemas para o seu dono.

Cães que pulam e/ou mordem visitas, rasgam almofadas, sobem na mesa entre outras travessuras são cães que não receberam o treinamento adequado. Saiba que esse é um sinal que esse animal tem problemas emocionais e tem dificuldade para se encaixar no seu ambiente. O adestramento deve começar enquanto os cães são filhotes, mas se isso não foi possível é válido procurar o método mesmo depois de adultos.

De maneira geral o adestramento pode começar a ser feito a partir dos 50 dias de vida do pet, mas não há um limite de idade para esse início. Tem casos de cães idosos que passaram pelo adestramento com excelentes resultados, lembrando de que os métodos mais efetivos são aqueles que se baseiam no amor.

Criação de Vínculo

O objetivo do adestramento inteligente é favorecer a criação de vínculo emocional entre dono e pet. A ideia principal é que as atitudes positivas do pet sejam reconhecidas e valorizadas com uma recompensa enquanto aquelas que não foram boas sejam corrigidas, mas sempre com carinho e muito cuidado. O cão adestrado deve ser um animal feliz e tranquilo em seu dia a dia.

Quais os Benefícios do Adestramento em Grupo?

Nos últimos anos uma modalidade de adestramento que tem ganhado bastante espaço é o adestramento em grupo. Além de permitir que se estabeleçam dias e horários mais acessíveis para os donos dos pets se promove a socialização dos animais. Muitos cães se tornam difíceis de lidar porque se sentem como reis em meio aos humanos. Conviver com outros cães contribui para um comportamento mais dócil.

Os cães aprendem como devem agir em relação a outros pets tornando assim os passeios posteriores com seus donos mais tranquilos. Os programas de adestramento em grupo utilizam como principal método os módulos sequenciais em que o aprendizado por memorização é facilitado. Sendo o adestramento feito em grupo é possível ainda promover competições saudáveis entre os pets.

O objetivo dessas competições é verificar qual dupla (cão e dono) conseguiu assimilar e realizar melhor determinada atividade. Os cães compreendem a atmosfera de competição e passam a se esforçar ainda mais para se sair bem se divertindo muito. Mais empresas de adestramento têm trabalhado com essa possibilidade por ter uma ótima relação de custo e benefício.

Escola de Adestramento

A princípio pode parecer pouco complexo adestrar um cão, mas é fundamental que você procure uma escola com adestradores devidamente qualificados. Informe-se a respeito da metodologia de adestramento do local e se tiver a opção de treinamento em grupo saiba que seu pet tem muito a ganhar.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Adestramento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *